AÇÕES DO PODER PÚBLICO E DAS COMUNIDADES: NA LUTA PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CARIRI PARAIBANO

Revista de Estudos em Educação e Diversidade

Endereço:
Estrada do Bem Querer, km 04 - Campus Universitário
Vitória da Conquista / BA
45083-900
Site: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/
Telefone: (77) 3261-8663
ISSN: 2675-6889
Editor Chefe: Lúcia Gracia Ferreira Trindade, Rita de Cássia S. N. Ferraz e Roselane Duarte Ferraz
Início Publicação: 01/07/2020
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

AÇÕES DO PODER PÚBLICO E DAS COMUNIDADES: NA LUTA PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CARIRI PARAIBANO

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Danilo de Souza Farias e Maria do Socorro Silva
Autor Correspondente: Danilo de Souza Farias e Maria do Socorro Silva | [email protected]

Palavras-chave: Educação do Campo. Direito à Educação. Fechamento de Escolas campesinas. Cariri Paraibano

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho resulta da pesquisa de conclusão do curso de licenciatura em Educação do Campo, cujo objeto de estudo foram as ações do poder público e da comunidade no fechamento de escolas no município de Sumé (PB). A abordagem dialética contribuiu para compreender as ações realizadas no processo de fechamento e de resistência, a partir dos procedimentos de análise documental e de entrevista com os sujeitos diretamente envolvidos no processo. Para a análise das informações usamos o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), o que contribuiu para identificar, da parte do poder público, a ênfase nos argumentos econômicos para manter a escola com poucos alunos no campo, o argumento pedagógico de que a escola seriada na sede do município melhora a qualidade da aprendizagem e o argumento do fechamento das escolas como solução para extinguir as turmas multisseriadas. No que se refere às comunidades, identificamos ações de questionar o fechamento como algo natural, a visão da escola na comunidade como direito e a compreensão da escola como um espaço coletivo de vivência cultural, social e afetiva para a comunidade.



Resumo Inglês:

The present work is the result of the research to conclude the degree course in Field Education, whose object of study was the public power actions and the community in the schools’ closure in the Sumé city, Paraiba State, Brazil. The dialectical approach contributed to understand the actions carried out in the process of closure and resistance, based on the procedures of document analysis and interviews with the subjects directly in the process. For an information analysis, connecting the content analysis (BARDIN, 2011), which contributed to identify the part of the public power to highlight the economic benefits to maintain schools with few students in the field,the pedagogical argument that the serial school at the city's headquarters, the quality of learning improves and the argument for the school’s closure as a solution to extinguish multiserial classes. In relation to communities, we identified actions to question closure as something natural, the view of the school in the community as a right and the understanding of the school as a collective space of cultural, social and affective experience for the community.



Resumo Espanhol:

El presente trabajo es resultado de lainvestigación para concluir lo grado de Educaciónenel Campo, cuyo objeto de estudiofueronlasaccionesdel poder público y de lacomunidadenelcierre de escuelasenelmunicipio de Sumé-Paraíba. El enfoque dialécticocontribuyó a comprenderlasacciones tomadas enelproceso de cierre y resistencia, a partir de losprocedimientos de análisis documental y entrevista conlossujetosdirectamente involucrados enelproceso. Para elanálisis de lainformación se utilizóelanálisis de contenido (BARDIN, 2011), elcualcontribuyó a identificar por parte del poder público elénfasisenlos argumentoseconómicos para mantenerlaescuelaconpocos alumnosenel campo, el argumento pedagógico que laescuela serial enla sede municipal mejoralacalidad de losaprendizajes y el argumento para elcierre de escuelas como solución para 688990extinguir lasclasesmultigrado. Conrespecto a las comunidades, identificamos acciones para cuestionarelcierrecomo algo natural, lavisión de laescuelaenlacomunidad como underecho y lacomprensión de laescuela como unespaciocolectivo de vivencia cultural, social y afectiva para lacomunidad.