Nos anos de 1950 e 1960, a educação ocupava o quarto lugar nas prioridades orçamentárias do governo brasileiro. Além disso, a Lei de Diretrizes e Base da Educação (Lei 4.024/61) favoreceu a iniciativa privada na oferta de escolarização, o que excluía as camadas menos favorecidas da oferta de educação escolar. Nesse cenário, os movimentos sociais surgidos a partir da década de 60, aliados a outras organizações, viram-se obrigados a articular ações educacionais, como os esforços de alfabetização envidados por Paulo Freire. Este estudo enfoca essa questão ao problematizar a ação dos movimentos populares associadamente com a Comunidade Eclesial de Base (CEB) no município de Ituiutaba, Minas Gerais, em prol da difusão do conhecimento no período 1960-1980. A fim de verificar os resultados dessa ação, este estudo recorreu a relatos orais e textos impressos como fontes históricas. Os dados apontam uma atuação expressiva da CEB na educação informal de membros dos movimentos sociais. A ação desses grupos sociais, que não temeram punições da Igreja nem de governantes alinhados ao regime militar, suscitou a consciência crítica das pessoas quanto à divisão da renda, à luta de classes, à visão de que o sujeito constrói sua história e à luta contra ideologias que pregam o individualismo.
In the 1950s and 1960s, education occupied the fourth turn on Brazilian government’s budgetary priorities. Besides, the Brazilian Education Bases and Guidelines Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) (n. 4.024/61) favored education offered by private schooling, which excluded poor communities from being formally educated. In this scenario, social movements arising in the 60s, with other organizations, were forced to articulate educational actions, such as the Paulo Freire’s literacy method. This study examines this issue by questioning the action of popular movements in association with the Basic Ecclesial Community (BEC) in Ituiutaba, state of Minas Gerais, Brazil, for the spread of knowledge in the period 1960–80. Aiming to verify results of this action, this study relied on oral account and printed texts as historical sources. Data indicate a significant role of BEC in providing social movements members with informal education. The action of these social groups, which did not fear punishments from church nor from government aligned with military regime, has raised critical awareness of people as for income division, class struggle, the view that one constructs its own story and the fight against ideologies that preach individualism.