O presente artigo tem por finalidade apresentar a participação dos não humanos e os impactos causados por problemas ambientais na convivência com os Guarani e jesuítas nas missões durante os séculos XVII e XVIII. O estudo utilizou-se de documentos escritos pelos padres jesuítas, como cartas e diários, encontrados no Centro de Pesquisas Históricas da PUCRS e obras publicadas por Jaime Cortesão (1969), Hélio Vianna (1970), padre Antônio Sepp (1951) e bibliografias que abordam as missões jesuíticas e práticas indígenas. Os pressupostos teóricos se fundamentam em autores da História Ambiental que auxiliam na compreensão do comportamento de determinadas espécies e impactos ambientais. Os resultados apontam para ações de ratões, formigas e gafanhotos no cotidiano das missões jesuíticas. Situações que geraram fome e a cobrança dos indígenas para que os padres formulassem soluções para os problemas. Com base na História Ambiental demonstrou-se como os não humanos causaram constrangimentos e ao mesmo tempo influenciaram ações por parte dos padres e também de lideranças xamânicas.
This article aims to present the participation of non-humans and the impacts caused by environmental problems in the coexistence with the Guarani and Jesuits in the missions during the 17th and 18th centuries. The study used documents written by the Jesuit priests, such as letters anddiaries, found at the PUCRS Historical Research Center and works published by Jaime Cortesão (1969), Hélio Vianna (1970), Father Antônio Sepp (1951) and bibliographies that address Jesuit missions and indigenous practices. Theorists are based on authors of Environmental History who help to understand the behavior of certain species and environmental impacts. The results point to the actions of rats, ants and locusts in the daily life of the Jesuit missions. Situations that generated hunger and demand from the indigenous people for the priests to formulate solutions to the problems. Based on Environmental History, it was demonstrated how non-humans caused embarrassment and, at the same time, influenced actions by the priests and also by shamanic leaders.