Este ensaio tem como objetivo fazer uma leitura crÃtico-interpretativa do artigo escrito
por Freud em 1907 sobre As ações obsessivas e os exercÃcios religiosos, ponto de partida de
seu estudo sobre o fenômeno religioso, no qual defende, em uma perspectiva clÃnica, a
analogia entre a religião e a neurose obsessiva. Depois de descrever o contexto histórico
do artigo e de resumir, em suas linhas essenciais, a trajetória da elaboração freudiana
do conceito e da estrutura da neurose obsessiva, o autor apresenta as principais caracterÃsticas
e a analogia apontadas por Freud entre os dois cerimoniais e, finalmente, Ã
guisa de uma conclusão, submete a analogia a algumas reflexões crÃticas.
This essay aims at making a critical-interpretative reading of the article written by Freud,
in 1907, about Obsessive actions and religious exercises, which was the starting point of his
study on the religious phenomenon, in which he defends, in a clinical perspective, the
analogy between religion and obsessive neurosis. After describing the historical context
of the article and summarizing, in its essential lines, the trajectory of the Freudian concept
and structure of obsessive neurosis, the author presents the main characteristics and the analogy pointed out by Freud between both ceremonials. Finally, by way of
conclusion, the analogy was subjected to some critical reflections.
El presente ensayo tiene como objetivo lograr una lectura crÃtico-interpretativa del artÃculo
escrito por Freud, en 1907, relativo a ‘’Las acciones obsesivas y las prácticas religiosasâ€,
el cual fue el punto de partida de su estudio sobre el fenómeno religioso, y en donde
se defiende, desde una perspectiva clÃnica, la analogÃa existente entre la religión y la
neurosis obsesiva. Luego de describir el contexto histórico del artÃculo y de resumir,
en sus lÃneas esenciales, la trayectoria de la elaboración freudiana del concepto y la
estructura de la neurosis obsesiva, el autor presenta las caracterÃsticas principales y la
analogÃa propuestas por Freud entre los dos ceremoniales y finalmente, a guisa de una
conclusión, somete la analogÃa a algunas reflexiones crÃticas.