Abordagem de conceitos de design e fabricação em um ambiente de aprendizagem de inclusão digital

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ISSN: 2526-1789
Editor Chefe: Gilbertto Prado
Início Publicação: 11/10/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo

Abordagem de conceitos de design e fabricação em um ambiente de aprendizagem de inclusão digital

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: A. Garcia, J. Henno, P. E. F. Campos, A. Fleury
Autor Correspondente: A. Garcia | [email protected]

Palavras-chave: Inclusão digital, CAD-CAM, Jovens, Mobiliário, Conceitos de design, Software de código aberto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de inclusão digital promovido pelo programa Fab Social, que tem como principal objetivo desenvolver habilidades básicas de design entre jovens moradores da periferia, promovendo o acesso a software de código aberto para desenho e processos de fabricação digital. Com a proposta aqui abordada foi possível para os participantes explorarem conceitos de design na medida em que modelavam e fabricavam digitalmente seus próprios objetos. O projeto foi realizado em duas fases: a primeira em 2013 e a segunda em 2014, ambas em CEUs (Centro de Educação Uni cada) localizados na periferia da cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo. Aplicando uma abordagem exploratória, o estudo parte do pressuposto de que jovens leigos na área do design e da computação grfica poderiam se benficiar do acesso às tecnologias ao vivenciarem a atividade de criar e materializar seus próprios modelos. Os resultados obtidos pelos participantes ao nal da segunda fase indicaram uma clara melhoria na representação gráfica individual ao se retratar o objeto. Os autores esperam que esses resultados possam servir como uma alternativa de abordagem da prática projetual, indicando um possível desenvolvimento da representação grfica por meio das tecnologias digitais.



Resumo Inglês:

This article describes the results of a digital inclusion project promoted by the Fab Social program, whose main objective is to develop basic design skills among the youth residents of the periphery, promoting access to open source software for design and digital manufacturing processes. With the proposal addressed here, it was possible for participants to explore design concepts as they digitally modeled and fabricated their own objects. The project was carried out in two phases: the first in 2013 and the second in 2014, both happened in CEUs (Uni ed Education Center) located in the outskirts of the city of Guarulhos, State of São Paulo. Applying an exploratory approach, the study assumes that young lay people in the area of design and computer graphics could bene t from access to technologies by experiencing the activity of creating and materializing their own models. The results obtained by the participants at the end of the second phase indicated a clear improvement in the individual graphic representation when representing an object. The authors hope that these results may serve as an alternative approach to design practice, indicating a possible development of graphic representation through digital technologies.