OBJETIVO: Investigar as principais causas do absenteísmo em policiais militares lotados em um Batalhão de Polícia Militar.
MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, realizado no arquivo da Seção Pessoal de um Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco. Os dados foram coletados a partir dos atestados médicos, presentes nas pastas individuais dos policiais militares, dos anos de 2009 a 2013, e analisados segundo as variáveis: sexo, idade, tempo de serviço, patente ou graduação, atividade, afastamento por doença, número de dias afastados e a Classificação Internacional de Doenças.
RESULTADOS: A amostra contou com 599 policiais militares de todas as graduações e patentes. Houve prevalência do absenteísmo em policiais do sexo masculino, na faixa etária dos 30-34 anos e na maioria soldados, sendo predominante as doenças osteomusculares.
CONCLUSÃO: Neste estudo evidenciaram-se as variáveis que caracterizam o absenteísmo e sua recorrência, entre os policiais militares, que interfere na dinâmica de trabalho do batalhão.