Absenteísmo por doença em um batalhão de polícia militar

Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde – REDCPS

Endereço:
Rua Arnóbio Marques - 310 - Santo Amaro
Recife / PE
50100130
Site: http://www.redcps.com.br/
Telefone: (81) 3183-3621
ISSN: 2446-5682
Editor Chefe: Waldemar Brandão Neto
Início Publicação: 01/02/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Multidisciplinar

Absenteísmo por doença em um batalhão de polícia militar

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: E. M. B. Quirino, I. C. O. Sobral, J. C. M. Vieira, M. C. C. Lira, B. L. Bezerra, A. B. A. Lima, T. S. Maia
Autor Correspondente: E. M. B. Quirino | [email protected]

Palavras-chave: absenteísmo, polícia, saúde do trabalhador, classificação internacional de doenças, enfermagem do trabalho

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

OBJETIVO: Investigar as principais causas do absenteísmo em policiais militares lotados em um Batalhão de Polícia Militar.
MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, realizado no arquivo da Seção Pessoal de um Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco. Os dados foram coletados a partir dos atestados médicos, presentes nas pastas individuais dos policiais militares, dos anos de 2009 a 2013, e analisados segundo as variáveis: sexo, idade, tempo de serviço, patente ou graduação, atividade, afastamento por doença, número de dias afastados e a Classificação Internacional de Doenças.
RESULTADOS: A amostra contou com 599 policiais militares de todas as graduações e patentes. Houve prevalência do absenteísmo em policiais do sexo masculino, na faixa etária dos 30-34 anos e na maioria soldados, sendo predominante as doenças osteomusculares.
CONCLUSÃO: Neste estudo evidenciaram-se as variáveis que caracterizam o absenteísmo e sua recorrência, entre os policiais militares, que interfere na dinâmica de trabalho do batalhão.