Acervos imagéticos e memória

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ISSN: 1981-6766
Editor Chefe: Maria Isabel Sousa Barreira
Início Publicação: 10/06/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

Acervos imagéticos e memória

Ano: 2016 | Volume: 10 | Número: 3
Autores: M. P. Manini
Autor Correspondente: M. P. Manini | [email protected]

Palavras-chave: fotografia, memória, acervos imagéticos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 Este artigo propõe reflexões sobre imagens fixas – fotografias e similares – e imagens em movimento – filmes em geral – pertencentes a acervos institucionais, sejam arquivos, bibliotecas, centros de documentação, memória e informação. Tais reflexões são apresentadas segundo uma abordagem pelo viés da memória. Trata, portanto, da importância das instituições custodiadoras e mantenedoras de acervos fotográficos e fílmicos; dos aspectos comunicacionais da rememoração por imagem pelos indivíduos; e dos aspectos informacionais do tratamento da memória imagética nos acervos. O impulso inicial que justifica nossas colocações é a observação dos resultados finais do projeto “Documentos Audiovisuais, Informação e Memória: identificação de acervos fotográficos e fílmicos no Distrito Federal”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que mapeou a produção e a acumulação de registros audiovisuais no Distrito Federal, abrangendo a cidade de Brasília, nesta primeira fase. Os tópicos elencados foram extraídos de anotações feitas durante a realização do “II Seminário Aberto do Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação (IMI) – Encerramento do Projeto IMI/CNPq”, entre os dias 17 e 21 de outubro de 2016, para o qual programamos um seminário, uma exposição fotográfica e uma mostra de filmes (CINIMI), entre outras atividades. Levamos aos participantes os seguintes assuntos: a importância do tema memória, que foi estudado ao longo dos 36 meses de trabalho não só pelos pesquisadores envolvidos, mas principalmente pelos estudantes de graduação (Iniciação Científica); a relevância do tema patrimônio audiovisual, sobre o qual nos debruçamos igualmente com o fito de focar com mais acurácia a abordagem pretendida na pesquisa de campo; o percurso metodológico empreendido por 14 estudantes de iniciação científica; e, finalmente, o coroamento de todo este trabalho coletivo, nos resultados alcançados com a pesquisa como um todo.



Resumo Inglês:

This article proposes reflections about photographic images – photographs and similar – and moving images – films in general – belonging to institutional collections: archives, libraries, documentation, memory and information centers. These reflections are presented according to a memory bias approach. It deals, therefore, with the importance of the institutions that guard and maintain photographic and film collections; the communicational aspects of the image recollection by the individuals; the informational aspects of the treatment of the imaginary memory in the collections. The initial impulse that justifies our assignments is the observation of the final results of the project “Audiovisual Documents, Information and Memory: identification of photographic and film collections in the Federal District", financed by the National Council for Scientific and Technological Development, which mapped the production and accumulation of audiovisual records in the Federal District, covering the city of Brasília, in this first phase. The topics listed were extracted from notes made during the “II Open Seminar of the Research Group Image, Memory and Information (IMI) – Closing of the IMI/CNPq Project”, October 17 to 21, 2016, for which we plan a seminar, a photographic exhibition and a film show (CINIMI), among other activities. We took the following subjects to the participants: the importance of the memory theme, which was studied during the 36 months of work not only by the researchers involved, but mainly by undergraduate students (Scientific Initiation); the relevance of audiovisual heritage, on which we also focus in order to attempt more accurately the approach sought in field research; the methodological course undertaken by 14 students.