O resgate de mitos e histórias do passado presentes na literatura, principalmente a partir do surgimento do gênero romanesco, serve como discussão sobre o papel da recepção e do leitor como (re) construtores e atualizadores, juntamente com o autor, nesta análise sobre o mito bíblico sobre a discórdia entre irmãos, presente na obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Viabilizada com as discussões sobre a teoria da estética da recepção, de Hans Robert Jauss, coerente com Terry Eagleton, Bakhtin, Iser, Northrop Frye e Robert Alter, a leitura proposta neste artigo objetivou demostrar como o tema da usurpação e rivalidade bíblica entre os gêmeos é possível de ser relido no tom de insurgência contra a ditadura militar de 1970, que serviu como pano de fundo histórico neste romance, além da fragmentação existencial e busca por uma identidade, presentes no contexto da sociedade atual, dentre outras leituras.
The retrieval of myths and stories from the past present in literature, especially from the emergence of the romance genre, it‟s useful as a discussion about the role of reception and the reader as (re) constructors and updaters, together with the author, in this analysis of the biblical myth about the rivalry between brothers, present in the book Dois Irmãos, by Milton Hatoum. This analyse was possible by Hans Robert Jauss's discussion about the theory of reception, which was coherent with Terry Eagleton, Bakhtin, Iser, Northrop Frye, Robert Alter. The reading proposed in this article also aimed at demonstrating how the theme of usurpation and biblical rivalry between the twins is possible to be reread in the tone of insurgency against the brazilian military dictatorship of 1970, which served as a historical background in this book, in addition to the existential fragmentation and search for an identity, present in the context of the current society, among other interpretations.