INTRODUÇÃO: O Transplante Pulmonar (TxP) é uma das opções de tratamento para os pacientes com Fibrose Cística (FC) que não respondem mais ao tratamento convencional. O cuidado nutricional, no pré TxP, busca a adequação e/ ou manutenção de um adequado Estado Nutricional (EN), o qual está associado a menor mortalidade e complicações. Para a efetividade do cuidado nutricional, a adesão do paciente é de fundamental importância. Adesão é a medida em que as mudanças de comportamento adotadas pelo paciente coincidem com as recomendações do profissional de saúde.
OBJETIVO: Avaliar a adesão às orientações nutricionais de pacientes com FC, candidatos ao TxP.
METODOLOGIA: A adesão às orientações nutricionais foi avaliada mediante instrumento próprio institucional não validado, que contempla as seguintes informações: comparecimento a consulta, fracionamento da dieta, consumo de carboidratos, hortaliças, frutas, leite e/ ou derivados, leguminosas, carnes, óleos/ gorduras, açúcar de adição, doces, temperos industrializados, fast foods, bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas. Dados antropométricos de peso e estatura, classificação do EN e piora, manutenção ou melhora do estado nutricional também foram coletados. Esses dados foram pontuados e classificados em escore de adesão sendo: ruim, regular, bom e ótimo.
RESULTADOS: Participaram do estudo 21 pacientes, de outubro de 2019 a dez 2022, sendo 38% (8) crianças/ adolescentes e 62% adultos (13). Das crianças/ adolescentes a média de idade foi de 16 anos, com mínima de 12 e máxima de 19 anos, dos quais 38% (3) eram meninas e 62% (5) meninos. Das crianças/ adolescentes 25% (2) estavam no menor p3 e 75% (6) no p3-p87. Dos pacientes no p3-p87 50% (3) tinham ótima adesão e 50% (3) tinham boa adesão às orientações nutricionais. Os pacientes com menor p3, 50% (1) tinham regular adesão e 50% (1) boa adesão. Dos adultos a média de idade foi de 28 anos, com mínima de 21 e máxima de 51 anos, dos quais 46% (6) eram mulheres e 54% (7) eram homens. Dos adultos, 46% (6) eram baixo peso, 46% (6) eutróficos e 8% (1) sobrepeso. Dos pacientes em baixo peso, 67% (4) tinham ótima adesão e 33% (2) tinham boa adesão. Dos pacientes eutróficos, 66% (4) tinham ótima adesão e 33% (2) boa adesão. O único paciente com sobrepeso (100%) possuía boa adesão.
CONCLUSÃO: Os pacientes com FC candidatos ao TxP possuem ótima/ boa adesão às orientações nutricionais. A boa adesão às orientações nutricionais não garantem o adequado estado nutricional nos pacientes com FC, uma vez que a fisiopatologia da doença somada às exacerbações infecciosas aumenta o gasto energético. Com isso, a adesão às orientações nutricionais e também a adesão à terapêutica proposta pelo TxP, são quesitos igualmente avaliados na inserção e manutenção dos pacientes com FC em lista de transplante.