Desde Ressurreição (1872), seu romance de iniciação, Machado de
Assis explicava, no prólogo, que o seu interesse era contrastar dois caracteres:
o de LÃvia e o de Félix, apresentando ao leitor a dubiedade e a instabilidade da
personalidade do jovem médico, ocioso para o trabalho e inconstante nos
amores. Dois anos depois, essa proposta é retomada com A mão e a luva
(1874), no qual o narrador contrasta os caracteres de Estêvão e de LuÃs Alves,
dois advogados que disputam a mão de Guiomar. Por meio de recorrentes
ironias e aforismos, o leitor acompanha não apenas a tibieza e o
sentimentalismo de Estevão e a firmeza nas ações e a racionalidade de LuÃs
Alves, mas também o olhar perscrutador e as estratégias de sedução e de
escolha da normalista, a fim de galgar um degrau a mais na escala social e
ocupar o lugar de herdeira da rica madrinha e esposa do mais influente e
determinado advogado que a corteja. Este trabalho pretende, pois, realizar um
levantamento de aforismos presentes em A mão e a luva e analisá-los
associados às ironias utilizadas pelo narrador machadiano ao contrastar os
caracteres de Estevão, LuÃs Alves e Guiomar.
Since Ressureição (1872), his novel of initiation, Machado de
Assis explained in the prologue, that his interest was to contrast two
characters: Livia and Felix, presenting to the reader the dubiousness and
the instability of the young doctor's personality, lazy to work and
inconstant in love. Two years later, this proposal is retaken up with A mão e a
luva (1874), in which the narrator contrasts the characters of Estêvão and Luis
Alves, two lawyers vying for love of Guiomar. Through recurring ironies and
aphorisms, the reader follows not only the warmth and sentimentality of Estêvão
and firmness in action and rationality of Luis Alves, but the searching look and
seduction strategies of the primary teacher in order to, metaphorically, climb a
step in the social ladder and take the place of heiress of her rich godmother
and being the wife of the most influent and determined lawyer who courts her.
This work aims therefore to carry out a survey of aphorisms present in A mão e
a luva and analyze them associated with some ironies used by Machado's
narrator to contrast the characters of Estêvão, Luis Alves and Guiomar.