Agência do progresso e turismo: interlúdio paisagístico pelas lentes de Manoel Dantas

ATELIÊ DO TURISMO

Endereço:
Avenida Costa e Silva - s/nr - Universitário
Campo Grande / MS
79070900
Site: https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/index
Telefone: (67) 9968-8731
ISSN: 2594-8407
Editor Chefe: Izac de Oliveira Belino Bonfim
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Turismo

Agência do progresso e turismo: interlúdio paisagístico pelas lentes de Manoel Dantas

Ano: 2021 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: S. K. M. Silva, L. D. J. Laibida, G. Santana, M. L. B. Alves
Autor Correspondente: S. K. M. Silva | [email protected]

Palavras-chave: cultura, paisagem, fotografia, discurso, natal / rio grande do norte, turismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho aborda-se os processos culturais relativos a fundação e consagração, pela via simbólica e imaginária, de sistemas que resultam na sujeição dos indivíduos, construídos sob a dominação colonial europeia diante de seus anseios e projetos para emular em territórios outras paisagens que representam o modelo decorrente das relações sócio históricas sob o veio da modernidade. Todavia, sem que esses assujeitamentos, aos quais os indivíduos são submetidos em seus processos de socialização, pareçam existir enquanto dispositivos de dominação. Um dos representantes de destaque na reprodução dessa dinâmica na capital norte rio grandense, no início do século XX, foi o jurista e intelectual Manoel Gomes de Medeiros Dantas. Influente em seus discursos, apreendeu elementos dessa cultura hegemônica nas paisagens urbanísticas que fotografou acabando por incentivar a propagação desse conjunto cultural, simbólico, político e econômico em seus espaços de vivência, articulando-os na conferência proferida no ano de 1909, intitulada; Natal D’aqui a cincoenta annos. As paisagens são reproduzidas no local com base no modelo de civilização que universalizou uma modernidade expressa nas estruturas que configuram a ideia do progresso e do turismo. Além do material produzido por Manoel Dantas, analisa-se também textos de jornais da época apoiados em argumentos teóricos de autores marxistas, com ênfase na metodologia regressiva-progressiva, elaborada por Henry Lefébvre (1977). Detecta-se nesses discursos subjetividades produzidas nos processos da ideologização dos modos de organização das relações econômicas, sociopolíticas e espaciais que motivaram a incorporação de inovações físicas na capital.



Resumo Inglês:

This  paper  discusses  about  cultural  processes  based  on  the  foundation  and consecration,  through  symbolic  and  imaginary  systems  that  result  in  the subjection of subjects, built under European colonial domination in the face of their  desires  and  projects  to emulate  in  other  territories  landscapes  that represent   the   model   resulting   from   socio-historical   modernity   relations. However,  without  these  subjections,  which  individuals  submitted  in  their socialization  processes,  appearing  to  exist  as  domination  devices.  One  of  the prominent  representatives  in  the  reproduction  of  this  dynamic  in  the  Rio Grande do Norte at the 20th century beginning was the Lawyer and Intellectual Manoel  Gomes  de  Medeiros  Dantas.  Influential  in  his  speech,  he  seized elements of this hegemonic culture in the urban landscapes he photographed, encouraged the propagation of this cultural, symbolic, political, and economic set in his living spaces, articulating them in the conference delivered in 1909, entitled; Natal D’aqui a cincoenta annos. The  landscapes  reproduced  locally based on the model of civilization that universalized a modernity expressed in the structures that configure the idea of progress and tourism. In addition to de  Dantas’  production,  we  also  analyses  the  newspaper  from  the  period, supported  by  from  Marxist  theoretical  arguments,  with  the  focus  on  the regressive-progressive  methodology,  elaborated  by  Henry  Lefébvre  (1977). There  are  subjectivities  in  these  discourses  produced  in  the  processes  of ideologization of the ways of organizing economic, socio-political, and spatial relations  that  motivated  the  incorporation  of  physical  innovations  in  the capital.