Urdimento

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Agamenon ou – Quanto vale a vida de um homem?

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 38
Autores: Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
Autor Correspondente: Juliano Casimiro de Camargo Sampaio | [email protected]

Palavras-chave: Teatro, memória, imaginação, espacialidade, poética

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto discute aspectos da criação do espetáculo teatral Agamenon ou - Quanto vale a vida de um homem?, em Palmas (TO), no que se refere às dinâmicas dialógicas a respeito da significação do espaço da encenação e de acompanhamento do público, bem como da memória e do imaginário histórico presentes na composição da obra. Metodologicamente o texto emerge da articulação entre memórias do encenador, dados históricos e sociais que embasaram a criação, imagens de apresentação do espetáculo, trechos da dramaturgia da obra e conceitos teóricos como veio de análise. Resultou da pesquisa que a articulação entre ficção e realidade e a ocupação cênica de espaços de conflitos sociais favorecem a emergência, para além da fisicidade do lugar, de fluxos simbólicos e imaginários desde e sobre o lugar teatral.



Resumo Inglês:

This text discusses aspects of the creation of the theatrical show Agamenon or - How much is the life of a man? at Palmas (TO). This is done with regard to memory and historical imagery present in the composition of the work. Methodologically, the text emerges from the articulation between the director's memories, historical and social data that supported the creation, images of the show's presentation, excerpts from the dramaturgy of the work and theoretical concepts as it came from analysis. It resulted from the research that the articulation between fiction and reality and the scenic occupation of spaces of social conflicts favor the emergence, in addition to the physicality of the place, of symbolic and imaginary flows from and about the theatrical place.