O livro de poemas Horto de Incêndio, de 2000, do poeta português Al Berto
configura-se como um jardim que se queima, do qual faz parte o poeta. Nos poemas da
mencionada obra, o fogo possui muitos significados, tais como o elo entre os mundos
terrestre, intermediário e celeste, a penetração, a absorção, a destruição, a regeneração, a
purificação, as paixões, a espiritualidade e o conhecimento intuitivo, constituindo uma energia
demiúrgica e demonÃaca ligada aos ritos de passagem. Tenciona-se mostrar por meio das
obras teóricas de Gastón Bachelard (1990) e Giles Deleuze (1974) que a obra acima
referenciada relaciona-se com o fogo como devir.
The book of poems Horto de Incêndio, 2000, the Portuguese poet Al Berto appears as a
garden burning, which is part of the poet. In the poems of that work, the fire has many
meanings, such as the link between the worlds earthly and heavenly intermediary, penetration,
absorption, destruction, regeneration, purification, passion, spirituality and intuitive
knowledge, constituting a demiurgic power and demonic linked to rites of passage. Will be
shown by means of the theoretical works of Gastón Bachelard (1990) and Giles Deleuze
(1974) that the work referenced above relates to the fire as becoming.