Baseado em uma série de entrevistas conduzidas entre 2011 e 2013 com homens homossexuais de meia-idade residentes na cidade de São Paulo, este artigo busca entender a maneira como percebem determinadas transformações sociais ao longo das últimas décadas, especialmente no que diz respeito ao espaço público e aos locais de sociabilidade por eles frequentados. Para isso, faço uso tanto do material etnográfico coletado durante o trabalho de campo quanto de referenciais teóricos que localizam espacial e temporalmente essas transformações, além de captar determinadas tendências em relação à percepção subjetiva daqueles que viveram um perÃodo em que a visibilidade da questão LGBT era muito mais tÃmida do que nos dos tempos atuais. Nos discursos aqui analisados, que acompanham a trajetória de mudanças ocorridas na capital paulista desde a década de 1970, é possÃvel perceber duas inclinações predominantes: enquanto alguns interlocutores se mostram satisfeitos com o presente e encaram positivamente o cenário de visibilidade que veem hoje na cidade, outros parecem deslocados, direcionado suas crÃticas a eventos de grande porte como a Parada do Orgulho LGBT e ao comportamento dos jovens gays, que fariam mau uso das liberdades conquistadas pelas gerações que os antecederam.
Based on a series of interviews conducted between 2011 and 2013 with homosexual middle-aged men from the city of São Paulo, this article aims to understand how they perceive certain social changes over the past decades, with special regard to the public sphere and the places of sociability they used to attend. For this purpose, I use both ethnographic material collected during fieldwork as theoretical frameworks that place these changes in a spatial and temporal location, besides capturing certain trends regarding the subjective perception of those who lived through a period in which the visibility of LGBT issues were much more timid than nowadays. In the speeches I analyze, which follow the trajectory of changes in the city since the 1970s, two predominant inclinations are seen: whilst some are satisfied with the present and positively face the visibility scenario they watch today, others appear to be displaced, directing criticism towards large events such as the LGBT Pride Parade and the behavior of young gay men, who would misuse the freedoms conquered by the generations that preceded them.