A alegoria cômica como artifício cênico nas obras da Quasar Cia. de Dança (1989-1992)

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A alegoria cômica como artifício cênico nas obras da Quasar Cia. de Dança (1989-1992)

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 45
Autores: Rafael Guarato
Autor Correspondente: Rafael Guarato | [email protected]

Palavras-chave: história da dança, alegoria cômica, Quasar Cia de Dança, humor, dança

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se dedica a analisar as obras cênicas da Quasar Cia. de Dança em seus primeiros cinco anos, especialmente no período entre 1989 e 1992. O objetivo do estudo consiste em investigar historicamente, os detalhes do processo de configuração do humor como recurso cênico que caracterizou as obras da companhia goiana. Para tanto, a pesquisa faz uso de obras coreográficas, entrevistas e matérias publicadas pela imprensa escritas como fontes históricas, sendo a análise destes documentos orientada por teorias dos estudos de dança, história e história da arte.



Resumo Inglês:

This article analyzes the scenic works of Quasar Cia. de Dança in its first five years, especially in the period between 1989 and 1992. The aim of the study is to investigate historically, the details of the process of the configuration of humor as a scenic resource that characterized the works of the company from Goiania. For this purpose, the research makes use of choreographic works, interviews and articles published in the written press as historical sources. The analysis of these documents is guided by theories of dance studies, history and art history.



Resumo Espanhol:

Este artículo analiza los trabajos coreográficos de Quasar Cia. de Dança durante sus primeros cinco años, especialmente el período comprendido entre 1989 y 1992. El objetivo del estudio es investigar históricamente, los detalles del proceso de configuración del humor como recurso escénico que caracterizó las obras de la empresa de Goiânia. Para ello se utilizan como fuentes históricas las obras coreográficas, las entrevistas y los artículos publicados en la prensa. El análisis de estos documentos se basa en las teorías de los estudios de la danza, la historia y la historia del arte.