O pentecostalismo ocupa um lugar cada vez mais importante na sociedade brasileira em geral, e no campo religioso em particular. Este texto procura analisar as interpelações que o pentecostalismo provoca na esfera religiosa e na esfera polÃtica. Por um lado, no campo religioso, é sobretudo a Igreja católica que o pentecostalismo interpela, especialmente seu caráter hegemônico no campo religioso brasileiro e sua exclusividade na demarcação religiosa da esfera pública, marcando presença na polÃtica e nos meios de comunicação de massa. Além disso, ao reivindicar uma identidade religiosa exclusiva e única, o pentecostalismo questiona os próprios fundamentos da “cultura católica brasileiraâ€. Por outro lado, o pentecostalismo interpela o campo polÃtico ao afirmar a sua presença ativa na vida polÃtica nacional, a partir de motivações de ordem prática e simbólica. Isto não significa, porém, o desejo pentecostal de conquista do poder polÃtico, ou a contestação dos fundamentos da democracia republicana ou, ainda, a tentativa de estabelecer uma hegemonia ideológica e a submissão dos cidadãos a dogmas e preceitos religiosos.
Pentecostalism plays an ever increasing role in Brazilian society specially what concerns its religious field. This article aims to analyse some questionings made on the religious and political spheres by pentecontalism. On the one hand, these questionings aim at the hegemonic role Catholicism plays in the Brazilian religious field as well as its broad religious influence on the political arena and in the mass media. On thinking of itself as having an unique and exclusive religious identity Pentecostalism also questions the very foundations of “the Brazilian catholic culture.†On the other hand, Pentecostalism gives its own interpretation of the Brazilian political field in demarcating its active presence there by practical and symbolic motivations. This does not mean however that pentecostalism desires to get the political power or to challenge the very foundations of the Brazilian republican democracy. Neither does it try to establish an ideological religious hegemony and the submission of the Brazilian citizens to religious dogmas and precepts.