Algumas teses sobre o fim da era 35 mm no brasil (1997 – 2014): Novos problemas sobre a ocupação do mercado

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Algumas teses sobre o fim da era 35 mm no brasil (1997 – 2014): Novos problemas sobre a ocupação do mercado

Ano: 2014 | Volume: 5 | Número: 3
Autores: André Piero Gatti
Autor Correspondente: André Piero Gatti | [email protected]

Palavras-chave: Exibição digital, 3D, VPF, DCI.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A exibição comercial cinematográfica no Brasil se encontra em um momento muito sensível da sua trajetória, iniciada no longínquo ano de 1896. Desde então, o ramo passou por uma serie de mudanças Neste texto, pretendo abordar as recentes transformações tecnológicas e do negócio, pois estes segmentos da atividade estão se deslocando para um novo paradigma, que ainda se encontra em construção. O que se pode afirmar é que se trata de uma mudança de grau de qualidade, profundidade e intensidade nunca antes vista. Neste atual cenário, criou-se uma série de situações inéditas e inesperadas, o que nos coloca diante de um processo em constante transformação. Por exemplo, isto pode ser observado no setor na base da infraestrutura, onde as questões de ordem tecnológica – o padrão Digital Cinema Iniciatives (DCI) -, os esquemas de financiamento dos projetores digitais – Virtual Print Fee (VPF) -, a presença dos agentes integradores e outros assuntos que ainda estão por surgir são os elementos que estão dando e darão o tom e o compasso do desenrolar desta intrincada sinfonia de interesses. O problema da questão de ordem tecnológica esta para além da mera substituição das máquinas, há que se fazer uma adequação logística e de recursos humanos, para que tal tarefa aconteça de maneira satisfatória. Há um senso comum no mercado brasileiro que considera o fato de que o processo de digitalização das salas se encontra em estágio insatisfatório. Por pressão do próprio mercado, esta situação acabou levando o Estado brasileiro, através do BNDES e da Ancine, principalmente, a disponibilizar linhas de financiamento para tal complexa e cara tarefa. Além disso, foram recentemente criados mecanismos legais (aduaneiros e tarifários) com a finalidade de baixar os custos de importação da infraestrutura necessária para a adequação digital da exibição cinematográfica instalada no País.



Resumo Inglês:

The cinematographic commercial exhibition in Brazil is in a very sensitive moment of its trajectory, begun in the distant year of 1896. Since then, the branch has undergone a series of changes In this text, I intend to address the recent technological and business transformations, since these segments of activity are shifting to a new paradigm, which is still under construction. What can be said is that it is a change of the degree of quality, depth and intensity never before seen. In this current scenario, a series of unprecedented and unexpected situations has been created, which puts us in the face of a constantly changing process. For example, this can be observed in the infrastructure-based sector, where the technological issues - the Digital Cinema Initiatives (DCI) standard, the digital projector financing schemes - the Virtual Print Fee (VPF) -, the presence of integrating agents and other issues that are yet to come are the elements that are giving and will give the tone and the compass of the unfolding of this intricate symphony of interests. The problem of the technological issue is beyond the mere replacement of the machines, it is necessary to make a logistical and human resources adequacy, so that this task happens in a satisfactory way. There is a common sense in the Brazilian market that considers the fact that the process of digitalization of the rooms is in an unsatisfactory stage. Under pressure from the market itself, this situation led the Brazilian State, through BNDES and Ancine, mainly to provide financing lines for such a complex and expensive task. In addition, legal mechanisms (customs and tariffs) have recently been created with the purpose of lowering the import costs of the necessary infrastructure for the digital adequacy of the cinematographic exhibition installed in the country.