O presente trabalho pretende apresentar a discussão de Hume acerca da existência e crença em milagres, bem como as principais crÃticas que o autor escocês apresenta a esse problema. Para ele, não há justificativa racional que possa fundamentar a crença na ocorrência em eventos miraculosos, uma vez que as evidências empÃricas não são satisfeitas. Ora, como Hume tenta fundamentar a filosofia como ciência de rigor, baseando-se em critérios empiricamente justificados, tudo quanto não estiver de acordo com tais critérios de justificação, torna-se algo irracional ou ilusório. Contudo, o problema da crÃtica de Hume é que elementos centrais de sua filosofia - a valorização do senso comum, o testemunho da experiência e a crÃtica à ideia de conexão necessária - acabam sofrendo dos mesmos males que ele acusa a crença em milagres padecer.
The present work intends to present the discussion of Hume concerning the existence and belief
in miracles, as well as the main critiques that the Scottish author presents to this problem. For
it, does not have rational justification that can base the belief on the occurrence in miraculous
events, once the empirical evidences are not satisfied. However, as Hume tries to base the
philosophy as science, being based on empirically justified criteria, everything how much it
will not be in accordance with such criteria of justification, becomes something irrational or
illusory. However, the problem of the critic of Hume is that central elements of its philosophy
- the valuation of the common sense, the certification of the experience and the critic to the
idea of necessary connection - finish suffering from the same ills that it accuses to the belief
miracles to suffer.