O principal objetivo deste artigo é analisar as diferentes lógicas que subjazem ao processo de colecionamento de objetos utilizados para confecção de altares domésticos religiosos. Trata-se de analisar como diferentes famílias do bairro Nossa Senhora das Dores, localizado na cidade de União dos Palmares, no estado de Alagoas, Brasil, colecionam objetos de caráter religioso, como imagens, terços, quadros e fotografias de santos católicos, com fins de produzirem altares religiosos domésticos, e quais histórias e memórias são produzidas a partir da relação entre as famílias e suas coleções de objetos religiosos. Para o alcance do objetivo proposto, foi utilizada uma metodologia qualitativa de caráter etnográfico, pautada, num primeiro momento, em levantamento bibliográfico e documental e, num segundo momento, em entrevistas com um grupo de moradores do bairro. As conclusões apontam, primeiro, para existência de uma pluralidade de sentidos que subjazem a aquisição destes objetos, sua posterior organização e agregação aos altares religiosos das famílias que contribuíram com a pesquisa; em seguida, para o fato de que existe uma pluralidade de formas de atribuição de significados técnicos e estéticos de conservação dos objetos de coleções na composição dos altares religiosos domésticos.
The main objective of this master’s thesis is to analyze the different logics that underlie the process of collecting objects used to make religious domestic altars. It is about analyzing how different families from the Nossa Senhora das Dores neighborhood, located in the city of União dos Palmares, state of Alagoas, Brazil, collect objects of a religious nature, such as images, rosaries, pictures and photographs of Catholic saints, with the purpose of to produce domestic religious altars; which stories and memories are produced from the relationship between the families that contributed to the research and their collections of religious objects; In order to reach the proposed objective, a qualitative methodology of ethnographic character was used, based, at first, on a bibliographic and documentary survey and, secondly, on interviews with a group of residents of the neighborhood. The conclusions point, first, to the existence of a plurality of meanings that underlie the acquisition of these objects, their subsequent organization and aggregation to the religious altars of the families that contributed to the research; then, to the fact that there is a plurality of forms of attribution of technical and aesthetic meanings of conservation of collection objects in the composition of domestic religious altars.