Alterações no regime de vazão e precipitação em trecho da Bacia do Rio Araçuaí, Minas Gerais: caminhamos para a escassez hídrica?

Revista Espinhaço

Endereço:
Campus JK - Diamantina/MGRodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000 Alto da Jacuba CEP 39100-000
Diamantina / MG
39100-000
Site: http://www.revistaespinhaco.com
Telefone: (31) 9972-1002
ISSN: 2317-0611
Editor Chefe: Douglas Sathler
Início Publicação: 31/07/2012
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Alterações no regime de vazão e precipitação em trecho da Bacia do Rio Araçuaí, Minas Gerais: caminhamos para a escassez hídrica?

Ano: 2021 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Pedro Henrique França Oliveira, Fabianna Resende Vieira, Cristiano Christofaro, Wellington Willian Rocha, Alexandre Christofaro Silva
Autor Correspondente: Pedro Henrique França Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: escassez hídrica, semiárido, mudanças climáticas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A análise de séries históricas de precipitação e vazão permite a obtenção de informações sobre tendências de aumento ou diminuição ao longo do tempo dessas variáveis. A caracterização da relação entre essas variáveis pode contribuir para previsões de situações escassez dos recursos hídricos em bacias hidrográficas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de tendências temporais de precipitação e vazão entre 1995 e 2011 no trecho alto da Bacia do Rio Araçuaí-MG, bem como caracterizar a relação entre os regimes de vazão e de precipitação. A relação entre a vazão e a chuva mensais foi caracterizada por meio de modelo linear. Testes de tendência temporal (Mann-Kendall) foram aplicados nas séries temporais de precipitação (P) e vazão (Q). Os resultados demonstraram uma forte correlação (r = 0,8) entre a vazão e a precipitação mensais, ambas apresentando tendência de redução ao longo do período avaliado. A variabilidade interanual e análise de tendência do coeficiente Q/P indica que a intensidade de redução da vazão apresenta-se maior do que a da precipitação, indicando que o uso e ocupação da terra também podem estar afetando a redução da vazão na região. Os resultados podem contribuir para o planejamento do uso dos recursos hídricos na região.