O presente dossiê reúne textos que põem o foco em questões significativas para o estudo das artes visuais, especialmente pensando a realidade latino-americana. A proposta que lancei aos autores que interagiram comigo, no meu papel de orientadora ou supervisora, ao longo de suas carreiras, foi a de oferecer um artigo com tema de interesse aos estudos latino-americanos. Pensa-se, neste dossiê, o Brasil inserido no contexto da América Latina e mundial. Cada autor realiza uma reflexão no campo da produção ou circulação da arte e tem de modo explícito ou subentendido, como um dado inerente à sua análise, a questão da “decolonização” ou “descolonização”. Nos artigos, este ponto crucial aparece como uma episteme fundamental, direta ou indiretamente explícita. Seus textos partem de suas pesquisas recentes e muitos temas decorrem de estudos que realizaram para sua titulação universitária. A arte indígena atual, a expressão popular no contexto da cultura, assim como as exposições e sua visitação e a prática da crítica de arte são temas presentes neste conjunto. Trata-se de um dossiê com textos apoiados em debates atuais. Isto quer dizer: encontramos leituras das experiências da arte, fundamentadas em discussões conceituais hoje presentes no campo das Ciências Humanas e nas Artes.
This dossier brings together texts that focus on significant issues for the study of the visual arts, especially considering the Latin American reality. The proposal I made to the authors who interacted with me, in my role as advisor or supervisor, throughout their careers, was to offer an article with a topic of interest to Latin American studies. In this dossier, Brazil is considered as part of the context of Latin America and the world. Each author carries out a reflection in the field of art production or circulation and has, in an explicit or implicit way, the issue of “decolonization” or “decolonization” as an inherent part of their analysis. In the articles, this crucial point appears as a fundamental episteme, directly or indirectly explicit. Their texts are based on their recent research and many themes stem from studies they carried out for their university degree. Current indigenous art, popular expression in the context of culture, as well as exhibitions and their visitation and the practice of art criticism are themes present in this set. It is a dossier with texts supported by current debates. That is to say: we find readings of the experiences of art, based on conceptual discussions currently present in the field of Human Sciences and the Arts.
Este dossier reúne textos que se enfocan en temas relevantes para el estudio de las artes visuales, especialmente considerando la realidad latinoamericana. La propuesta que les hice a los autores que interactuaron conmigo, en mi rol de asesor o supervisor, a lo largo de sus carreras, fue ofrecer un artículo con un tema de interés para los estudios latinoamericanos. En este dossier, Brasil es considerado como parte del contexto de América Latina y el mundo. Cada autor realiza una reflexión en el campo de la producción o circulación de arte y tiene, de manera explícita o implícita, el tema de la “descolonización” o “descolonización” como parte inherente de su análisis. En los artículos, este punto crucial aparece como una episteme fundamental, directa o indirectamente explícita. Sus textos se basan en sus investigaciones recientes y muchos temas se derivan de los estudios que realizaron para su título universitario. El arte indígena actual, la expresión popular en el contexto de la cultura, así como las exposiciones y su visitación y la práctica de la crítica de arte son temas presentes en este conjunto. Es un dossier con textos respaldados por debates actuales. Es decir: encontramos lecturas de las experiencias del arte, basadas en discusiones conceptuales presentes hoy en el campo de las Ciencias Humanas y las Artes.