Amar, Verbo Intransitivo – Um romance musical de Mário de Andrade

e-scrita

Endereço:
Rua Prof. Alfredo Gonçalves Filgueiras, 537 Centro
Nilópolis / RJ
26.525- 060
Site: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/index
Telefone: (21) 2104-0450
ISSN: 2177-6288
Editor Chefe: Shirley de Souza Gomes Carreira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

Amar, Verbo Intransitivo – Um romance musical de Mário de Andrade

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 3
Autores: Simone Maria Ruthner
Autor Correspondente: Simone Maria Ruthner | [email protected]

Palavras-chave: Amar, verbo intransitivo – Música e literatura – Paisagens musicais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Amar, verbo intransitivo – Idílio, de Mário de Andrade, é um romance repleto de geograficidades e
transbordante de musicalidade. A análise destas paisagens musicais, imaginárias ou reais, revela a relação
apaixonada do autor com a música. Este ensaio pretende demonstrar de que forma o poeta, escritor,
compositor e etnomusicólogo se utilizou da música como recurso para o registro de paisagens literárias,
para a concepção do enredo, ou maximizar o efeito estético de sua criação. O artigo mostra também de
que forma a música serve para o diálogo entre duas culturas: a brasileira e a alemã; como a burguesia
paulista dos anos 20 revive o Romantismo em pleno Modernismo, e o homem-do-sonho representado por
Wagner se coloca perante o homem-da-vida, Bismarck, através de personagens brasileiras. O
reconhecimento de metáforas e figuras que remetem a códigos extraliterários (como o psicanalítico, o
mítico e o musical) leva a perceber níveis de organização semântica e a uma exploração original das
categorias ficcionais que traduzem a sofisticação do trabalho literário, neste romance.



Resumo Inglês:

Mário de Andrade’s Amar, intransitive verb – Idyll is a novel full of “geograficities” and brimming
musicality. The study of such (ficcional or real) musical landscapes reveals the author's passionate
relationship with music. This essay seeks to demonstrate how the poet, writer, composer and
ethnomusicologist used music for various purposes: to report landscapes in literature; to design the plot,
or still to maximize the aesthetic effect of the text. The article also shows how a kind of dialogue between
Brazilian and German cultures is articulated by music; how the bourgeoisie of Sao Paulo in the 1920’s
brings back Romanticism to recent Modernity, and the man-of-dream represented by Wagner stands
before man-of-life, Bismarck, through the Brazilian characters. The identification of metaphors and
figures linked to extra-literary codes (like the psychoanalytic, mythic and musical ones) indicates levels of
semantic organization and an original use of fictional categories that reflect the sophistication of the
literary work, in this novel.