Este artigo parte da análise fílmica do documentário Terras (2009), de Maya Da-Rin, para propor uma reflexão acerca do potencial narrativo e estético do som ambiente no cinema. Partimos da hipótese de que há um conjunto de produções no documentário brasileiro contemporâneo que apontam para o mesmo caminho de explorar esse elemento sonoro para além de um acessório figurativo da imagem. Com base nos conceitos de desenho sonoro e hiper-realismo sonoro, ao longo desta análise procuramos compreender os modos pelos quais os ruídos deixam de ser apenas um pano de fundo sônico das imagens e passam a produzir sentidos e sensações.
This article start from the film analysis of the documentary Lands(2009), directed by Maya Da-Rin, to propose a reflection on the narrative and aesthetic potential of the ambient sound in cinema. The hypothesis is that there is a set of productions in contemporary Brazilian documentary that point to the same path of exploring this sonic element beyond a figurative accessory of the image. Based on the concepts of sound design and sonic hyper-realism, throughout this analysis we try to understand the ways in which the noises cease to be just a sonic back drop of the images and begin to produce senses and sensations.