AMERICAN SPLENDOR: UMA ESTRUTURA MOEBIANA

Revista de Letras

Endereço:
Av. Universidade, 2683. - Térreo - Benfica
Fortaleza / CE
60020-181
Site: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/index
Telefone: (85) 9877-6074
ISSN: 0101-8051 / 2358-4793
Editor Chefe: Maria Elias Soares
Início Publicação: 31/12/1977
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

AMERICAN SPLENDOR: UMA ESTRUTURA MOEBIANA

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 35
Autores: M. C. Nino
Autor Correspondente: M. C. Nino | [email protected]

Palavras-chave: fita de Moebius, metalinguagem, autorreferência, autobiografia, mise en abyme

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os conceitos intrínsecos à indecidibilidade espacial moebiana constituiu o eixo a partir de onde analisamos os aspectos estruturais narrativos do filme American Splendor (2003), dos documentaristas americanos Shari Springer e Robert Pulcini, que transita parcialmente entre documentário, drama biográfico, ficção, resultante da adaptação literária da HQ homônima do autor roteirista Harvey Pekar (1939-2010). O filme em questão, metalinguístico e autobiográfico como a própria HQ, representa especularmente, por meio da mise en abyme, a complexidade sujeito/obra na trajetória do autor Pekar, introduzindo-o diegeticamente em vários níveis na produção, aliando assim forma e conteúdo de modo exemplar e estimulante, em perfeita sincronia com a revista underground de autoria do homenageado, sem que, no entanto, deixe de ser puro cinema.



Resumo Inglês:

American Splendor, A Moebian Structure – The intrinsic concepts to moebian space undecidability was the axis form where se analyze the narrative in its structural aspects of the film American Splendor (2003) of american documentary filmmakers Shari Springer and Robert Pulcini that work among documentary, biographical, drama, ficcion resulting from the literary adaptation of the eponymous comic book of author Harvey Pekar (1939-2010). The film in question, metalinguistic and autobiographical as the comics itself, is spercularly through the mise-en-abyme, of the subject / work complex in the trajectory of author Pekar, introducing him diegetically at various levels in the production, thus combining form and content of exemplary and stimulating way, in perfect sync with the underground magazine written by the honored one, without, however, stop being pure cinema.