O seguinte trabalho buscou desenvolver uma série de análises e reflexões a partir da peça circense Amista' (2021) de Tomi Soko, na qual se desenrola a relação íntima e afetiva de três malabaristas de semáforos. Foi interessante pensar a decisão política de criar a partir desse ponto de partida, pois as tensões por dinheiro, a competição entre artistas de rua e a disputa por reconhecimento são expostas ao longo da obra. O artigo foi estruturado em três eixos onde o político adquire conotações específicas: o tema, a linguagem e o processo criativo; perspectivas que por sua vez se alimenta. Fazendo o caminho inverso à encenação, partimos do resultado visível para mergulhar no processo de investigação inicial da obra, colocando no centro a questão sobre a relação entre os saberes corporais dos malabaristas de semáforos e os referidos eixos.
The following work sought to develop a series of analyzes and reflections based on the circus play Amista' (2021) by Tomi Soko, in which the intimate and affective relationship of three traffic light jugglers unfolds. It was interesting to think about the political decision to create from that starting point, since tensions over money, competition between street artists and the dispute for recognition are exposed during the work. The article was structured in three axes where the political acquires specific connotations: the theme, the language and the creative process; perspectives that in turn feed each other. Doing the reverse path to the staging, we started from the visible result to delve into the initial investigation process of the work, putting in the center the question about the relationship between the bodily knowledge of the traffic light jugglers and the aforementioned axes.
El siguiente trabajo buscó desarrollar una serie de análisis y reflexiones a partir de la obra de circo Amista’ (2021) de Tomi Soko, en la cual se despliega la relación íntima y afectiva de tres malabaristas de semáforo. Resultó de interés pensar en torno a la decisión política de crear desde ese punto de partida, ya que se exponen durante la obra las tensiones sobre el dinero, la competencia entre artistas callejeros y la disputa por el reconocimiento. El artículo se estructuró en tres ejes donde lo político adquiere connotaciones específicas: la temática, el lenguaje y el proceso creativo; perspectivas que a su vez se retroalimentan entre sí. Haciendo el camino inverso a la puesta en escena, se partió del resultado visible para adentrarse en el proceso de investigación inicial de la obra, poniendo en el centro la pregunta por la relación entre los saberes corporales propios de los malabaristas de semáforo y los ejes mencionados.