Pretendemos refletir sobre a utilização de elementos imagéticos e suas fontes na
Alemanha do século XVII e demonstrar que a literatura barroca não deve ser entendida como
uma poética de experiências pessoais no sentido contemporâneo. Grande parte dos artistas e
poetas inseridos no contexto social do barroco alemão estava imerso num mar de imagens e
tópicas, fazendo largo emprego dessas em seu trabalho poético. Para isso, utilizou como fonte
de inspiração não só os auctoritas e os livros de emblemas que circulavam na Europa no século
XVII, como também a BÃblia, já que o perÃodo também estava impregnado do elemento sacro.
We intend to reflect on the use of imagistic elements and its sources in German
17th century and to demonstrate that the literature of the Baroque doesn’t have to be understood
as poetical of personal experiences in the contemporary’s sense. Most artists and poets inserted
in the social context of the German Baroque was immersed in a sea of images and topics,
making large use of these in his poetical work. For that, he used as inspired source not only of
the auctoritas and some books of emblems that circulated in Europe in 17th century, like the
Bible, since the period also be impregnated of the sacred element.