Este escrito sistematiza a presença dos estudos arqueológicos de Foucault (2008) na produção do GEPEJA. Analisam-se, aqui, cinco dissertações e duas teses inspiradas na Análise Arqueológica do Discurso: Carlos (2005) investiga a formação discursiva da Educação de Adultos no Brasil (1889/1940); Petuco (2011) tem como objeto o discurso sobre o uso do crack em uma campanha de prevenção às drogas; Santana (2013) analisa regularidades e dispersões no discurso da aprendizagem significativa; Alcantara (2013) estuda o enunciado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Curso de Pedagogia; Lima (2014) investiga o discurso visual em livro didático da EJA; Coutinho (2014) delimita como objeto o discurso sobre o uso pedagógico da charge na EJA; e Faheina (2016) defende a tese de que existe um discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil. Essa incursão sugere que a AAD não só proporciona uma reorganização metodológica, como também a emergência de objetos que aprofundam os debates no campo da Educação Popular.
This text systematizes the presence of archeological studies of Foucault (2008) in the production of GEPEJA (Group Of Studies And Researches In Youth And Adults Education). Its analysed five dissertations and two doctoral thesis in the light of Análise Arqueológica do Discurso – ADA (Speech Archeological Analisis – SAA)(Carlos (2005) investigates the discursive formation of the Adults Education in Brazil (1889/1940); Petuco (2011) has as object the discourse about the usage of crack in a campaign of prevention against drugs; Santana (2013) analyzes regularities and dispersions in the discourse of the meaningful learning; Alcantara (2013) studies the utterance of the Educação de Jovens e Adultos – EJA ( Youth and Adults Education -YAE) in the Pedagogy Course; Lima (2014) investigates the visual discourse in the didactic book from EJA (YAE); finally, Faheina (2016) defends the thesis of the existence of the discourse about the pedagogical nexus between the cinema and the education in Brazil. This incursion suggests that the ADA (SAA) allows not just a methodological reorganization, but the emergence of the objects that deepen the debates in the area of Popular Education.