Análise Crítica da Contabilidade Gerencial no Brasil sob a Ótica dos Professores de Pós-Graduação Stricto Sensu da Área

Brazilian Business Review

Endereço:
AVENIDA FERNANDO FERRARI, 1358
Vitória / ES
29705-505
Site: http://bbronline.com.br/index.php/bbr/index
Telefone: (27) 4009-4444
ISSN: 1807-734X
Editor Chefe: Fabio Motoki
Início Publicação: 01/01/2004
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciências Contábeis, Área de Estudo: Economia

Análise Crítica da Contabilidade Gerencial no Brasil sob a Ótica dos Professores de Pós-Graduação Stricto Sensu da Área

Ano: 2009 | Volume: 6 | Número: 3
Autores: F. Frezatti, T. R. S. Relvas, A. R. Nascimento, E. R. Junqueira
Autor Correspondente: F. Frezatti | [email protected]

Palavras-chave: contabilidade gerencial, ensino da contabilidade gerencial, diferenças entre contabilidade gerencial e societária.sunk costs; processo decisório; finanças comportamentais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta uma análise crítica da contabilidade gerencial no Brasil, a partir da percepção dos professores da área gerencial dos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade. O objetivo central foi o de identificar a visão que esses professores têm da contabilidade gerencial. A pesquisa, que é do tipo empírico-analítica e descritiva, se concentrou na identificação e análise dos seguintes elementos: (i) perfil dos docentes; (ii) diferenciação entre as contabilidades financeira e gerencial; (iii) prioridades da contabilidade gerencial; e (iv) relevância dos temas tratados pela contabilidade gerencial. A metodologia empírico-analítica foi utilizada por meio de um levantamento (survey), realizado com a aplicação de questionário semi-aberto junto aos docentes indicados pelos coordenadores de Programas de Pós-Graduação. Como conclusão, constatou-se uma convergência significativa entre a percepção dos professores e a literatura, principalmente quanto ao usuário, foco de análise e órgãos reguladores, todavia alguns pontos ficaram razoavelmente destoantes (outros usuários, princípios e temas relevantes).
O efeito sunk costs é definido como uma maior disposição em continuar uma empreitada uma vez que um investimento em dinheiro, esforço ou tempo já tenha sido realizado. De acordo com a teoria econômica, porém, estes gastos passados não deveriam ser levados em consideração, uma vez que não podem ser recuperados. O objetivo deste estudo é investigar se o estudante de cursos de graduação da área de negócios é menos suscetível ao efeito sunk costs do que estudantes de outras áreas. Foram aplicados 528 questionários com alunos de nove cursos de graduação de três universidades catarinenses. Os resultados confirmam a relevância do viés cognitivo causado pelos sunk costs, uma vez que indicam uma probabilidade menor de acerto dos problemas quando estes envolvem sunk costs na decisão. A hipótese de que os estudantes da área de negócios estão menos propensos ao viés cognitivo causado pelos sunk costs não foi confirmada.