Esta investigação tem como objetivo analisar historicamente as concepções de corpo na ginástica rÃtmica no Brasil acessando as representações contidas em livros e manuais que tratam essa modalidade ao longo de seu desenvolvimento no paÃs. A concepção de corpo na ginástica rÃtmica não apareceu desvinculada dos movimentos ocorridos na história do Brasil, de maneira geral, e acompanhou os valores presentes na história brasileira da educação fÃsica e do esporte. Acredita-se que, por conta dos valores presentes na educação fÃsica e esporte brasileiro (militarismo, eugenismo, higienismo e positivismo), houve um espaço favorável para o desenvolvimento da ginástica rÃtmica no paÃs. Percebeu-se que a ginástica rÃtmica contém uma noção tridimensional: o corpo feminino é tomado como objeto de disciplinamento, sendo dicotomizado, mas preservando, por conta de outros valores presentes na modalidade (arte, estética, beleza, graça, harmonia), sua unidade dual. Assim, têm-se três faces implicadas dessa concepção de corpo: corpo disciplinado, corpo dual e corpo feminino. Além dessas faces encontradas, que estão interligadas com o contexto histórico brasileiro à época dos manuais analisados, a ginástica rÃtmica contém um elemento singular. A graciosidade dos corpos femininos praticantes é um princÃpio estipulado pelo objetivo da ginástica rÃtmica. A ginástica rÃtmica, tanto para quem pratica, como para quem é observador, desde seu inÃcio até os dias de hoje, preserva o princÃpio do "espÃrito da graça".
This research aims to analyze historically the conception of the body in rhythmic gymnastics in Brazil accessing the representations contained in books and handbooks that deal with this modality throughout its development in the country. The conception of the body in rhythmic gymnastics came not unlinked from the changes in the history of Brazil, in general, and followed the values in the history of physical education in Brazil. It is believed that, because of the values present in physical education in Brazil (militarism, eugenics, hygienism and positivism), there was a favorable space for the development of rhythmic gymnastics in the country. It was noticed that rhythmic gymnastics contains a three-dimensional concept: the female body is regarded as an object of discipline, being dichotomized, but preserving, because of other values in the sport (art, aesthetics, beauty, grace, harmony), his dual unit. Thus, there are three faces involved in this conception of body: disciplined body, dual body and female body. In addition to these found faces, which are intertwined with the historical context of the Brazilian period of handbooks analyzed, the rhythmic gymnastics contains a singular element, that differentiates it from other modalities, currently classified as sports. The graciousness of the female body is a principle determined by the goal of rhythmic gymnastics. Rhythmic gymnastics, for practitioners, for to who is watching as well, from its beginning until the present day as a high performance sport, preserves the principle of "the spirit of grace."