A perÃcope lucana da “Apresentação de Jesus no Templo†(2,22-39)
possui uma moldura literária (vv.22-24.39), a qual é de fundamental importância
para compreender o sentido teológico e a relação entre as duas subunidades
(vv.25-35 e vv.36-38) que compõem o centro do relato. Por meio da
análise da estrutura do conjunto da perÃcope nota-se o paralelismo literário
presente nos vv.22-24.39 e destaca-se como o autor lucano utiliza os textos
veterotestamentários (Lv 12,4-6: quanto à prescrição sobre a purificação da
mãe após o parto; e Ex 13,2.12.13b.15b: quanto ao resgate dos primogênitos)
para a composição da moldura. Por outro lado, com a identificação do centro
literário da moldura (v.23c) nota-se como este aponta para o sentido teoló-
gico-cristológico (identidade e missão do menino) das duas subunidades que
compõem a narrativa lucana da “Apresentação de Jesus no Temploâ€.
The Lucan pericope of the “Presentation of Jesus at the Temple†(2,22-39)
shows a literary frame (vv.22-24.39), which has a fundamental importance for
one’s understanding of the theological meaning and the relationship between the
two subunities (vv.25-35 e vv.36-38) that form the centre of the narrative. By
means of analysing the structure of the whole of the periscope one can notice
the literary parallelism that exists in this vv.22-24.39 and the way in which Luke
makes use of the veterotestamentary texts (Lv 12,4-6: about the prescription
with regard to the mother’s purification after giving birth; Ex 13,2.12.13b and
15b: with regard to the retrieval of the eldest sons) for the composition of the
frame. On the other hand, with the identification of the literary centre of the
frame (v.23) one notices how it points towards the Theological-Christological
(meaning the boy’s identity and mission) of the two subunities that make up the
Lucan narrative of the “Presentation of Jesus at The Templeâ€.