Análise da voz no teatro de mamulengo de Heraldo Lins

Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Endereço:
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-100
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 2595-0347
Editor Chefe: Prof. Dr. Paulo Balardim
Início Publicação: 15/06/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Análise da voz no teatro de mamulengo de Heraldo Lins

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 19
Autores: Zildalte Ramos de Macêdo
Autor Correspondente: Zildalte Ramos de Macêdo | [email protected]

Palavras-chave: Voz. Teatro popular brasileiro. Mamulengo. Identidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A voz em sua essência possui qualidades que identificam aquele que fala. Ultrapassa a própria linguagem ao denunciar o seu locutor revelando sua identidade e personalidade. No teatro de mamulengo, a voz é a ferramenta de trabalho do Mestre que a empresta aos seus bonecos. Cada personagem no teatro tem um tipo de voz criada pelo Mestre que está ligada, pelas suas qualidades, a uma representação de arquétipos presentes na sociedade. O Mestre Heraldo Lins trabalha a sua voz para que as palavras sejam sempre muito bem articuladas e atribui a cada personagem um tipo de voz que o identifica revelando a sua hierarquia dentro do enredo, o seu psicológico e a sua moral.