O artigo analisa o documentário Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan story by Martin Scorsese, sob o ponto de vista do recorte teórico da filosofia analítica, especialmente de autores Carl Plantiga (1996), Noel Carrol (2005) e John Searle (2002). O conteúdo visual do filme foi classificado em três categorias denominadas imagens-máscara que reúnem as três camadas imagéticas do filme: as imagens-máscara de registro, as imagens-máscara de entrevistas contemporâneas e as imagens, por fim, encadeadas e ressignificadas na sutura do filme como obra final. O objetivo deste estudo é compreender a relação do documentário com conteúdos falsos, a partir das noções de asserção pressuposta ou do fato pressuposto e o conceito de intencionalidade.
The article analyzes the documentary Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan story by Martin Scorsese, from the point of view of the theoretical framework of analytical philosophy, especially by authors Carl Plantiga (1996), Noel Carrol (2005) and John Searle (2002). The visual content of the film was classified into three categories called mask images that bring together the film's three image layers: the record mask images, the contemporary interview mask images and the images, finally, linked and reframed in the suture of the film. film as a final work. The aim of this study is to understand the relationship between documentary and false content, based on the notions of presupposed assertion or the presupposed fact and the concept of intentionality.
El artículo analiza el documental Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan story by Martin Scorsese, desde el punto de vista del marco teórico de la filosofía analítica, especialmente de los autores Carl Plantiga (1996), Noel Carrol (2005) y John Searle (2002). El contenido visual de la película se clasificó en tres categorías denominadas imágenes de máscara que aglutinan las tres capas de imagen de la película: las imágenes de máscara de registro, las imágenes de máscara de entrevista contemporánea y las imágenes, finalmente, enlazadas y reformuladas en la sutura de la película. película como obra final. El objetivo de este estudio es comprender la relación entre documental y contenido falso, a partir de las nociones de aserción presupuesta o de hecho presupuesto y el concepto de intencionalidad.