O presente trabalho busca avaliar se foram eficazes as ações utilizadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio do Projeto Ronda Cultural, que usou a cultura hip hop como estratégia de aproximação da Polícia Militar com a juventude. Visando subsidiar este trabalho, foi realizado um estudo bibliográfico que envolveu temas sobre segurança pública, polícia, juventude e cultura hip hop com base nas análises de literaturas já publicadas em forma de livros, revistas, filmes, publicação avulsas e outros, bem como, com pesquisas de campo nas escolas onde foi desenvolvido o projeto. O trabalho também analisou os dados coletados nos questionários aplicados pelos policiais militares junto aos alunos que participaram das oficinas do projeto Ronda Cultural no segundo semestre de 2010,com o objetivo de saber se os jovens se sentiam a vontade com a presença dos policiais nesse tipo de projeto e se o projeto proporcionou uma possibilidade de aproximação da juventude com a polícia. O período de realização da pesquisa que subsidiou o presente estudo foi de junho a dezembro de 2010 e o lócus da pesquisa compreendeu 6 (seis) escolas públicas do Estado do Ceará, onde se realizaram as oficinas do Projeto Ronda Cultural no segundo semestre de 2010. O instrumental de coleta de dados usado foi o questionário, aplicado para os jovens que participaram das oficinas, no início e no final destas, além dos questionários sobre temas específicos aplicados nas rodas de conversa. O objetivo da aplicação dos questionários era verificar se os objetivos do projeto haviam sido atingidos.
This paper intends to understand the dynamics and the practice of cultural entrepreneurship in the Academia de Ciências e Artes – ACARTES, as a Ponto de Cultura. We aim to analyze the entrepreneurial aspects concerning the formative initiatives in such audiovisual organization. At first we present an overview of the Programa Cultura Viva (Federal Government) – its concepts, it ́s objectives and the whole sociopolitical context when it started, once Ponto de Cultura is the main project concerning the Programa Cultura Viva. We also consider important the study of the cultural entrepreneurship by identifying relevant concepts in various fields of knowledge and its mobilizing dynamic, relating them and presenting categories identified in the dimension of the entrepreneurial action. Concerning the methodology, we conducted interviews with the managers of ACARTES, some students and former students as well as with the mentor of the Programa Cultura Viva. The final results point to the fact that cultural entrepreneurship is a valuable practice to help keep the Ponto de Cultura a sustainable project.