ANÁLISE INTERSEMIÓTICA DAS TRADUÇÕES CRIATIVAS DE MODA DO ESTILISTA RONALDO FRAGA

Revista Icônica

Endereço:
Rua Marcílio Dias, 635
Apucarana / PR
86812-460
Site: http://revistas.utfpr.edu.br/ap/index.php/iconica/index
Telefone: +55 (43) 3162-1
ISSN: 2447-0902
Editor Chefe: Rosimeiri Naomi Nagamatsu
Início Publicação: 31/07/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Desenho industrial

ANÁLISE INTERSEMIÓTICA DAS TRADUÇÕES CRIATIVAS DE MODA DO ESTILISTA RONALDO FRAGA

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: G. C. O. Aguiar
Autor Correspondente: G. C. O. Aguiar | [email protected]

Palavras-chave: Moda, Tradução Intersemiótica, Ronaldo Fraga

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A análise, aqui apresentada, é um recorte da tese de doutorado, em finalização, intitulada: “Expressões do imaginário na moda brasileira: um estudo dos processos de criação do estilista Ronaldo Fraga” e tem por objetivo buscar compreender os movimentos dos imaginários nos processos criativos desenvolvidos pelo estilista brasileiro, a partir das suas coleções apresentadas em eventos nacionais de moda ao longo de sua carreira. Esta análise visa identificar alguns processos criativos utilizados pelo estilista Ronaldo Fraga, na coleção de inverno 2005, “Todo mundo e ninguém”, utilizando a tradução intersemiótica como método, assim como, a teoria da crítica genética para análise documental do percurso criativo do estilista. Esta investigação pode auxiliar tanto na compreensão de como a moda se transforma em objeto de comunicação, quanto no oferecimento de um recurso propulsor de diferentes formas inovadoras de comunicar a moda. Para isso, estudam-se os processos de tradução que se presentificam nas criações de moda de Fraga. Como resultado, apresenta-se uma análise intersemiótica da coleção “Todo mundo e ninguém”, de Ronaldo Fraga.



Resumo Inglês:

The analysis presented here is an outline of the doctoral thesis, in submission, entitled "Expressions of imaginary in Brazilian fashion: a study of the processes of creation of the designer Ronaldo Fraga", and aims to seek to understand the movements of the imaginary in the creative processes developed by brazilian designer, from its national collections presented at fashion events throughout his career. This analysis aims to identify some creative processes used by the designer Ronaldo Fraga in the winter collection 2005 "Everybody and anybody," using intersemiotic translation as a method, as well as the theory of genetic critical to document analysis of the designer's creative process. This research can assist both in understanding how fashion becomes a communication object, as in offering a propeller of different innovative ways of communicating fashion appeal. For this, we study translation processes that present themselves in the fashion creations of Fraga. As a result, we present a -semiotic analysis of the winter collection "Everybody and anybody," of the Ronaldo Fraga.