Análise semiótica do comportamento vocal em duas gravações de “Sonhos”

Estudos Semióticos

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ISSN: 1980-4016
Editor Chefe: Ivã Carlos Lopes
Início Publicação: 30/11/2005
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística

Análise semiótica do comportamento vocal em duas gravações de “Sonhos”

Ano: 2016 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: R. Machado, C. M. Abreu
Autor Correspondente: R. Machado | [email protected]

Palavras-chave: CANÇÃO, COMPORTAMENTO VOCAL, SENTIDO

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta uma análise do comportamento vocal em duas interpretações distintas da canção “Sonhos” do compositor Peninha. A primeira foi extraída do compacto gravado por Peninha em 1977, primeiro registro da canção. A segunda trata-se da versão de Caetano Veloso para o disco Cores, Nomes de 1982. Num primeiro momento foi desenvolvida uma análise cancional, na qual discorremos sobre os elos de melodia e letra no interior da canção, tendo como referencial teórico a Semiótica da Canção, prática descritiva desenvolvida por Luiz Tatit. Em seguida, a partir da escuta atenta dos dois fonogramas, foi realizada uma análise de cada uma das interpretações, com o intuito de compreender como se dá, através de cada intérprete, a explicitação dos sentidos inscritos na canção. Para tanto, nos utilizamos da Análise Semiótica do Canto Popular, prática analítica desenvolvida por Regina Machado a partir de estudos sobre a Semiótica da Canção em junção com estudos sobre os elementos da voz.