O presente texto discute a animalidade enquanto qualidade intrÃnseca do humano. Atenta para seu potencial como esfera formativa sensÃvel e a defende como uma via para criação de modos de subjetivação alternativos. Busca desvelar certo condicionamento natural inerente à s leis morais e demonstrar como elas recaem, em alguma medida, numa perspectiva segregacionista e acabam por negar a alteridade. Utiliza-se de revisão teórica de autores tais como Friedrich Nietzsche (2005), Friedrich Schiller (2002) e Félix Guattari (1992; 2003). Nietzsche e Schiller ajudam a situar a gênese da moral e as motivações que levam o humano à socialização. Guattari, por sua vez, contribui para a fundamentação de um paradigma alternativo de subjetivação no que tange ao tópico da animalidade. Esse paradigma visa a dar margem a vias de subjetivação heterogêneas e abertas à alteridade absoluta, esfera de infinita alternativas subjetivantes. Por fim, sugere-se que a animalidade seja repensada como elemento de potenciação da sensibilidade na Educação, criando, assim, um contingente expansÃvel de possibilidades de devires que podem contribuir com a educação moral na contemporaneidade.
This paper discusses the animality while intrinsic quality of the human. Attempts to their potential as sensitive formative sphere and defends it as a way to create alternative modes of subjectification. Seeks to unveil some natural conditioning inherent to the moral standards. Nietzsche (2005) and Schiller (2002) help to situate the genesis of morality and the human motivations that lead to socialization. Guattari (1992, 2003) contributes to the foundation of an alternative paradigm of subjectification regarding the topic animality. This paradigm seeks to give rise to subjectification ways heterogeneous and open to the absolute otherness, sphere of infinites subjectivizing alternatives. Finally, suggests that the animality be reconsidered as element of exponentiation of the sensitivity in Education.