A antítese neopentecostal: o Reverendo Caio Fábio e o movimento de resistência ao neopentecostalismo brasileiro (1991–2018)

Revista Ágora

Endereço:
Avenida Fernando Ferrari 514 - Goiabeiras
Vitória / ES
29075910
Site: http://periodicos.ufes.br/agora/index
Telefone: (27) 4009-7723
ISSN: 1980-0096
Editor Chefe: Adriana Pereira Campos e Kátia Sausen da Motta
Início Publicação: 01/01/2005
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

A antítese neopentecostal: o Reverendo Caio Fábio e o movimento de resistência ao neopentecostalismo brasileiro (1991–2018)

Ano: 2023 | Volume: 34 | Número: 2
Autores: D.Oliveira
Autor Correspondente: D.Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: neopentecostalismo, Caio Fábio, AEVB

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em 23 de setembro de 1995, a Associação Evangélica Brasileira (AEVB) emitiu um manifesto opondo-se às práticas “anti-Evangelho” da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e de seu líder. Esse documento “desautorizava” a IURD a se manifestar em nome de todos os evangélicos. Atualmente, ainda existe um movimento interno que – embora esteja longe de representar a maior parcela – é resistente e antitético, por exemplo, ao bolsonarismo e seus aliados engajados na cúpula da bancada evangélica brasileira. Buscamos analisar esse movimento em oposição ao neopentecostalismo e evidenciar que, ao contrário do que se possa ligeiramente concluir, o movimento neopentecostal encontrou resistência já em suas primeiras representações no Brasil. Trataremos da figura do Reverendo Caio Fábio d’Araújo Filho como um sujeito globalizante dessas posturas antitéticas.



Resumo Inglês:

On September 23, 1995, the Associação Evangélica Brasileira (AEVB) issued a manifesto opposing the “anti-evangelical” practices of the Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) and their leader. This document “disallowed” the IURD to speak out on behalf of all evangelicals. Nowadays, there is still an internal movement that is – although far from representing the largest portion – resistant and antithetical, for example, to Bolsonarism and its allies engaged in the dome of the Brazilian evangelical caucus. We seek to analyze this movement in opposition to neo-Pentecostalism, and highlight that, contrary to what one might slightly conclude, the neo-Pentecostal movement encountered resistance already in its first representations in Brazil. We will deal with the figure of the Reverend Caio Fábio d’Araújo Filho as a globalizing subject of these antithetical postures.