Antônio Bandeira: da invenção da cidade como forma-paisagem

O Público E O Privado

Endereço:
Av. Paranjana, 1700, Itaperi
/ CE
60000-000
Site: http://www.seer.uece.br/?journal=opublicoeoprivado
Telefone: (85) 3101-9887
ISSN: 15195481
Editor Chefe: Alexandre Almeida Barbalho
Início Publicação: 31/10/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Antônio Bandeira: da invenção da cidade como forma-paisagem

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 17
Autores: Kadma Marques Rodrigues, Gerciane Maria da Costa Oliveira
Autor Correspondente: Kadma Marques Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: pintura, cidade, paisagem urbana, forma-paisagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é contribuir, a partir da perspectiva forjada
pela Sociologia da Arte, para a compreensão da relação que se estabelece,
ao longo de três décadas de produção artística, entre a cidade tomada como
tema e o lirismo abstrato das pinturas de Antônio Bandeira (1922-1967).
Por meio de um olhar guiado por categorias sociológicas de análise, o
pesquisador apreende e dá a ver um lento processo de transmutação formal,
cujo fundamento encontra-se nas diversas posições ocupadas pelo pintor ao
longo de sua trajetória de vida. Por um lado, tal processo aponta a depuração
da cidade aos olhos do artista, o qual converte a representação da paisagem
urbana em forma-paisagem; e por outro, evoca a emergência de um estilo
próprio, marcado pela a abstração crescente da cidade – de conteúdo artístico
recorrente, ela se transformou em afirmação da forma-paisagem, configurada
como imagem-síntese das cidades vividas simultaneamente por Bandeira –
Fortaleza, Rio de Janeiro e Paris.