O presente artigo analisa a produção crítica de dois expoentes do cenário cultural latino-americano do século XX: Antonio Bento e Romero Brest. Esses autores são contemporâneos entre si e amealharam importantes contribuições para a crítica de arte de seus respectivos países, Brasil e Argentina, na consolidação do abstracionismo. Através de uma abordagem comparativa sobre ambos os críticos, destacaram-se as aproximações e diferenças nos seus discursos em um cenário de importantes transformações culturais: a fundação do MASP (1947) e a I Bienal de Artes (1951). Por fim, buscou-se evidenciar as contribuições de uma crítica de arte especializada no entendimento e promoção da arte abstrata como linguagem artística também válida para o Brasil e Argentina.
This article analyzesthe critical production of two renowned names in Latin America’s 20thcentury scenario: Antonio Bento and Romero Brest. These authors were contemporaneous and left important contributions to the art critique in their respective countries, Brazil and Argentina, for the consolidation of abstractionism. Through a comparative approach to both critics, we highlight the similarities and differences in their discourses. The city of São Paulo was marked by important cultural changes: the foundation of MASP and the I Art Biennial of SãoPaulo. Ultimately, we sought to evince the contributions of an art critique specialized in building and promoting abstract art as artistic language also pertinent to Brazil and Argentina.
Este artículo analiza la producción crítica de dos exponentes de la escena cultural de América Latina del siglo XX: Antonio Bento y Romero Brest. Estos autores son contemporáneos entre sí y han acumulado importantes contribuciones a la crítica de arte en susrespectivos países, Brasil y Argentina, en el ámbito de consolidación de la abstracción como forma de pensamiento. A través de un enfoque comparativo de los dos críticos, se destacaron las similitudes y diferencias en sus discursos en un escenario de importantes transformaciones culturales: la fundación del MASP (1947) y la I Bienal de Artes (1951). Finalmente, buscamos resaltar los aportes de un crítico de arte especializado en la comprensión y promoción del arte abstracto como lenguaje artístico también valido para Brasil y Argentina.