ANTROPOLOGÍA, VISUALIDAD Y REFRACCIÓN: UNA APROXIMACIÓN A LAS REPRESENTACIONES DE GÉNERO EN HOLLYWOOD BAJO EL CÓDIGO HAYS (1940-1968)

Vivência: Revista de Antropologia

Endereço:
Campus Universitário, CCHLA - Departamento de Antropologia - Lagoa Nova
Natal / RN
59.152-2240
Site: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/index
Telefone: (84) 3342-2240
ISSN: 2238-6009
Editor Chefe: Julie Antoinette Cavignac
Início Publicação: 07/05/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

ANTROPOLOGÍA, VISUALIDAD Y REFRACCIÓN: UNA APROXIMACIÓN A LAS REPRESENTACIONES DE GÉNERO EN HOLLYWOOD BAJO EL CÓDIGO HAYS (1940-1968)

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 50
Autores: J. G. Rebollo
Autor Correspondente: J. G. Rebollo | [email protected]

Palavras-chave: Antropologia visual, Cinema, Gênero

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Motion Picture Production Code, mais conhecido como “Código Hays”, surgiu nos Estados Unidos nos anos de 1930, prolongando-se até finais da década de 1960. Durante esse período, a produção cinematográfica precisou se adaptar a determinadas noções de moralidade que forçaram os profissionais de Hollywood a buscarem estratégias refrativas para mostrar, por meio de distorção, aquilo que não era possível visualizar de outra maneira. Paralelamente, a fixação de certos modelos de gênero na sociedade americana do período se mostra rastreável através de uma forma específica de narrativa cultural, a ficção cinematográfica, que permite identificar tanto os arquétipos que servem de base ideológica às representações de gênero quanto eventuais espaços de dissensão e contramodelos. Isso tudo transforma o cinema de ficção em uma fonte valiosa para a antropologia audiovisual.



Resumo Inglês:

Motion Picture Production Code, better known as the “Hays Code” was enhanced in the 1930s United States and lasted until the end of the 1960s. During those years, film production had to observe certain notions about morality that forced Hollywood professionals to use refractive strategies to show – through distortion – situations that could not be otherwise represented. Also, certain gender models among the American society at that time are nowadays traceable through a specific cultural narrative: film fiction. Fiction allows the researcher to identify basic ideological archetypes for gender representations as well as possible spaces for dissention or counter-models. All together turns fiction films into a highly valuable source for audiovisual anthropology.



Resumo Espanhol:

El Motion Picture Production Code, más conocido como “Código Hays”, apareció en escena en Estados Unidos en los años 30 y se prolongó hasta finales de la década de los sesenta. Durante ese periodo, la producción cinematográfica debió ajustarse a unas determinadas nociones de moralidad en la pantalla que obligaron a los profesionales de Hollywood a recurrir a estrategias refractivas para mostrar en el marco de la distorsión aquello que no era posible visualizar de otro modo. Paralelamente, la fijación de ciertos modelos de género en la sociedad estadounidense de esos años es rastreable a través de un modo específico de narrativa cultural, la ficción cinematográfica, que permite tanto identificar los arquetipos que sirven de asiento ideológico a las representaciones de género como a los eventuales intersticios o contramodelos que pudieran plantearse. Todo ello, convierte al cine de ficción en una fuente de gran valor para la Antropología Audiovisual.