OBJETIVO: Relatar a experiência da aplicabilidade de tecnologias leve-duras como estratégia educativa para cuidadores de idosos.
METODOS: Relato de experiência de atividade de extensão sobre a temática "Conforto, sono e higiene em idosos", realizada com cuidadores de idosos em Instituição de Longa Permanência do interior do Piauí, em junho de 2018, por acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Como material educativo, utilizou-se uma tecnologia leve-dura: jogo de dado com perguntas sobre a temática, aplicado após explanação de conteúdo pelos acadêmicos.
RESULTADOS: Os cuidadores apresentaram conhecimento superficial acerca da temática, apontaram questionamentos distintos, principalmente sobre biossegurança. A utilização do jogo favoreceu a aceitação da atividade educativa e a interação dos cuidadores com os extensionistas.
CONCLUSÃO: As atividades educativas nas instituições de saúde são importantes para o aprimoramento das pessoas envolvidas no cuidado. A utilização de tecnologias inovadoras facilita a aceitação e adesão do conteúdo.