Apocalypsis cum figuris (1969) foi o último espetáculo produzido pelo grupo polonês Teatro Laboratório, sob a dire- ção de Jerzy Grotowski. A peça apresenta muitas particularidades ligadas tanto ao momento histórico-cultural especÃfico em que foi criada quanto ao desenvolvimento das pesquisas do referido grupo. Nessa montagem, operou-se uma série de rompimentos com as convenções teatrais da época, processo que culminou com o parateatro, movimento artÃstico que propunha rupturas ainda mais radicais e o abandono da produção de espetáculos. Este artigo explora as especificidades de Apocalypsis, evidenciando, na medida do possÃvel, como nela foram realizadas importantes mudanças pragmáticas que se entrelaçariam à s investigações parateatrais da década de setenta.
Apocalypsis cum figuris (1969) was the last production of the Polish group Laboratory Theatre, directed by Jerzy Grotowski. This play has a number of particularities associated with both the specific historical / cultural moment when it was created and the development of the group’s research. This production breaks with a number of theatrical conventions of its time, process that culminated in the paratheater, artistic movement that proposed even more extreme ruptures and discontinuing productions. This articleexplores Apocalypsis specificities, highlighting as much as possible the way it introduced important pragmatic changes that would interweave with the 70’s paratheatrical investigation.