Apologias da fé? Apontamentos sobre intolerância religiosa à luz de uma ficção sombria

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Apologias da fé? Apontamentos sobre intolerância religiosa à luz de uma ficção sombria

Ano: 2022 | Volume: 16 | Número: Não se aplica
Autores: NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo
Autor Correspondente: Robéria Nádia Araújo Nascimento | [email protected]

Palavras-chave: Missa da Meia-Noite, Ficção seriada, Gênero terror, Intolerância religiosa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na trilha epistemológica dos Estudos Culturais (HALL, 2004; 2016) uma ficção do gênero terror torna-se eixo para compreensão e análise da concepção de intolerância religiosa. Trata-se da minissérie americana Midnight Mass (Missa da Meia-Noite) cujas condições de representação, apropriação, intencionalidades e disputas simbólicas aproximam o imaginário popular e os arquétipos religiosos permitindo reflexões sobre preconceitos, estigmas e tensionamentos que afetam as crenças minoritárias no nosso país, especialmente as de matrizes africanas. A partir dessa problematização, o raciocínio empreendido busca corroborar o extraordinário poder que as histórias inventadas para a TV adquirem na construção de verossimilhança como fontes imersivas de intertextualidades, pluralidade de vozes e produção de sentidos.



Resumo Inglês:

In the epistemological trail of Cultural Studies (HALL, 2004; 2016) a fiction of thehorror genre becomes the axis for understanding and analyzing the concept of religious intolerance. It is the american miniseries Midnight Mass whose conditions of representation, appropriation, intentions and symbolic disputes bring together the popular imagination and religious archetypes, allowing reflections on prejudices, stigmas and tensions that affect minority beliefs in our country, especially those of African origins. From this problematization, the reasoning undertaken seeks to corroborate the extraordinary power that stories “invented” for TV acquire in the construction of verisimilitude as immersive sources of intertextuality, plurality of voices and production of meanings (BULHÕES, 2009).The connections underlying the narrative arc, raised bythe thematic analysis, point out that religious intolerance in a plural country, objectified in the space of cultures, provoke violence that threatens the civilizing process.



Resumo Espanhol:

En la estela epistemológica de los Estudios Culturales (HALL, 2004; 2016) una ficción del género de terror se convierte en eje para la comprensión y análisis de la concepción de la intolerancia religiosa. Se trata de la miniserie estadounidense Midnight Mass, cuyas condiciones de representación, apropiación, intencionalidades y disputas simbólicas reúnen el imaginario popular y los arquetipos religiosos permitiendo reflexionar sobre los prejuicios, estigmas y tensiones que afectan a las creencias minoritarias en nuestro país, especialmente las de origen africano. A partir de esta problematización, el razonamiento realizado busca corroborar el extraordinario poder que adquieren los relatos inventados para la televisión en la construcción de la verosimilitud como fuentes inmersivas de intertextualidades, pluralidad de voces y producción de significados (BULHÕES, 2009).Las conexiones que subyacen al arco narrativo, planteadas por el análisis temática, apuntan que la intolerancia religiosa en un país plural, objetivada en el espacio de las culturas, provoca violencias que amenazan el proceso civilizatorio.