APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL

Pensar Acadêmico

Endereço:
Avenida Getúlio Vargas - Coqueiro
Manhuaçu / MG
36900-350
Site: https://unifacig.edu.br/servicos/publicacoes/
Telefone: (33) 3339-5500
ISSN: 18086136
Editor Chefe: Arthur Zanuti Franklin
Início Publicação: 30/06/2011
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL

Ano: 2012 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: A. D. Hot
Autor Correspondente: A. D. Hot | [email protected]

Palavras-chave: Educação, Brasil, Imigrantes.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A educação de imigrantes no Brasil, especificamente no final do século XIX e início do século XX, passou por um processo de transformação ligado à política brasileira e à conjuntura da situação internacional.
Se num primeiro momento, a chegada dos imigrantes fez surgirem escolas situadas em suas vilas, onde a educação priorizava a manutenção de suas tradições européias; podemos observar, posteriormente, uma reconfiguração dessa atividade frente às transformações que as épocas exigiam.
Neste sentido, buscaremos apresentar como se iniciou o processo de educação de imigrantes no Brasil, através das medidas governamentais e de ações oriundas a partir das próprias comunidades estrangeiras. Torna-se interessante ressaltarmos as deficiências e as dificuldades inerentes a essa ação historicamente construída a partir do Brasil monárquico.