Apontamentos sobre a formação do dispositivo do olhar no cinema

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Apontamentos sobre a formação do dispositivo do olhar no cinema

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 49
Autores: Ana Maria Acker
Autor Correspondente: Ana Maria Acker | [email protected]

Palavras-chave: Dispositivo, Olhar, Olhar, Tecnologia, Imagem, Comunicação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo traz alguns apontamentos sobre o dispositivo na formação do olhar do espectador no cinema e problematiza modos de ver e fruir as imagens em movimento. O dispositivo do olhar é pensado como o comportamento visual organizado na narrativa e as estratégias deste para afetar a forma de ver do público, os respectivos discursos em intentar o apelo sensível. Autores como Friedrich Kittler, Hans Ulrich Gumbrecht, Jonathan Crary, Marilena Chauí, Michel Foucault e Laurent Mannoni serviram de base para a reflexão. A discussão começa com aspectos teóricos em torno do conceito e se estende para três processos de formação do olhar ao longo do tempo por meio de alguns instrumentos visuais anteriores ao cinematógrafo. Tais objetos deixaram rastros no modo como a visão se compõe diante de telas e nas subjetividades derivadas da relação humana com esses artefatos.



Resumo Inglês:

This article brings some notes about the apparatus in the spectator’s view formation in movies and discusses ways of see and feeling moving images. The apparatus of seeing its thought as a visual behavior organized in the narrative and the strategies of this to affect the way of seeing of the public, the respective speeches in attempting the sensitive appeal. Authors as Friedrich Kittler, Hans Ulrich Gumbrecht, Jonathan Crary, Marilena Chauí, Michel Foucault and Laurent Mannoni were the observation’s base. The discussion begins with theoretical aspects around the concept and goes to the three processes of formation of the viewing and some visual instruments before the cinematograph. Such objects have left traces in the way as vision its composed in front of screens and the subjectivities derived from the human relation with these artifacts.