Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre os textos belchiorianos e os textos midiáticos que apresentam o tema desaparecimento/aparecimento do cantor Belchior. Ao apurar os sentidos sobre a exposição midiática deste tema, notamos que, além das expectativas, repercussões e desejos propagados pela mídia, parece haver também um movimento revisionário, conforme proposto por Bloom (1973), remetendo ao contexto atual do poeta por meio de um passado ao qual este se relaciona, não para homenagear, contradizer ou continuar, mas para representá-lo. Movimento este denominado pelo autor, sob a ótica da Angústia da Influência, de apophrades ou “o retorno dos mortos”.
This paper aims to analyze the relationship between the belchiorian texts and the media texts that present the theme disappearance/appearance of Belchior. By clearing the way for the media exposure of this theme "disappearance/appearance", we notice that, beyond the expectations, repercussions and desires propagated by the media, there is also seems to be a revisionary movement, as proposed by Bloom (1973), referring to the poet’s current context through a past which he is related to, not to honor, contradict or continue, but to represent it. This movement is denominated by Harold Bloom, from the perspective of "The Anxiety of Influence", as apophrades or "the return of the dead people".