Este trabalho faz parte de uma dissertação de mestrado intitulada Autoaprendizagem musical: alternativas tecnológicas, defendida na ECA/USP, em
março de 2002. Enquanto se observam as recentes possibilidades proporcionadas
pelas inovações do computador, percebemos que até o presente momento os
aprendizes têm o rádio e a televisão, além de várias formas de registro sonoro (LP,
CD, gravação magnética), como importantes fontes de informação para o
desenvolvimento de práticas e conhecimentos musicais. Partindo da análise de
autores como Adorno, Eco, McLuhan, Stravinsky e Tinhorão, examinamos o uso
dessas mÃdias em processos de auto-aprendizagem da música, colocando em foco
duas perspectivas sobre as experiências que os estudantes obtém em seu
aprendizado: a expansão do conhecimento de repertório e o ouvir desatento.
This work is part of a master’s dissertation entitled Musical self-learning:
technological alternatives presented at ECA/USP in March 2002. Despite recent
possibilities provided by computer innovations, it can be seen that so far learners
have had radio and television, apart from various forms of sound recording (LP, CD,
magnetic recording), as major sources of information for the development of their
musical practices and knowledge. Starting by analyzing authors such as Adorno,
Eco, McLuhan, Stravinsky and Tinhorão, the use of these media in processes of
musical self-learning is investigated, focusing on two perspectives about the
experiences students have in their learning: repertoire knowledge expansion and
inattentive listening.