Apresentação da Capa

Das Amazônias

Endereço:
Rodovia BR-364 - Distrito Industrial
Rio Branco / AC
69920-900
Site: https://periodicos.ufac.br/index.php/amazonicas/index
Telefone: (68) 9208-5377
ISSN: 2674-5968
Editor Chefe: Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Apresentação da Capa

Ano: 2021 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: J. S. França
Autor Correspondente: J. S. França | [email protected]

Palavras-chave: das amazônias, Resistência, historiador, desmonte educacional

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Do atribulado ano de 2019 até o presente momento, vivemos o recrudescimento de desrespeito aos direitos e garantias fundamentais assegurados em nossa Carta Constitucional de 1988, representadosem ataques à educação, saúde, trabalho, previdência, assistência aos desamparados, lazer, segurança e proteção à vida.

NasInstituições Federais de Ensino Superior (Ifes) isso tem sido vivenciado emcampanhas de contraposição à ciência, descrédito dos trabalhos desenvolvidos pela academia e sobretudo com as restrições orçamentáriasdificultando a execução dos pilares das Universidades, sendo eles, o ensino, a pesquisa e a extensão. Acrescido ainda docorte do dinheiro voltado para a realização do censo, recordando que os resultados deste sãosustentáculo importante para se pensar políticas públicas dentro dos espaços de ensino juntamente com a sociedade. Além disso, a mera possibilidade de não realização doExame Nacional do Ensino Médio (Enem) é outro obstáculodificultado o ingressonasUniversidades, gerando assim a justificativa para o fechamento destas.

Nesse sentido buscamos criar uma capacomo reflexo denossas inquietaçõese conteúdos.Por issoamontagem da capa desse número da Revista Discente das Amazônias representa as várias formas em que a História se manifestano presente contexto, sendo noslivros, saberes filosóficos, espaço de memória, grupos sociaisa procuradaequidade dentro de uma sociedade injusta.