Apresentação - Dossiê A Redemocratização Brasileira e seu processo constituinte

Cantareira

Endereço:
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis - Universidade Federal Flumimense, Campus do Gragoatá, Bloco O - Gragoatá
Niterói / RJ
24210-380
Site: https://periodicos.uff.br/cantareira/
Telefone: (21) 3617-7773
ISSN: 1677-7794
Editor Chefe: Gabriel de Abreu Machado Gaspar
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia

Apresentação - Dossiê A Redemocratização Brasileira e seu processo constituinte

Ano: 2017 | Volume: 27 | Número: 27
Autores: AIMÉE SCHNEIDER DUARTE
Autor Correspondente: AIMÉE SCHNEIDER DUARTE | [email protected]

Palavras-chave: redemocratização; constituinte

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No sábado, ou quando muito na segunda-feira, tudo voltaria ao que era na véspera, menos a Constituição. (Machado de Assis)
O encerramento dos anos 1980, dando lugar a última década do século, consagrou um marco para a história brasileira, servindo de palco para a retomada, pela sociedade, de uma série de movimentos sociais e culturais. As campanhas em torno de uma Anistia Ampla, Geral e Irrestrita e pelas Diretas Já! são exemplos evidentes desse estado de mobilização transformadora – e essa mesma participação popular culminou na luta por uma Assembleia Nacional Constituinte (ANC), desaguando em uma etapa inédita na vida dos brasileiros. O processo constituinte trouxe reflexos de cunho cultural, social, político e jurídico, chegando ao seu ápice na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88) – considerada, segundo expressão do constituinte Ulysses Guimarães, uma “Constituição Cidadã”.