APRIMORAMENTO DO PROCESSO COGNITIVO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM REDE

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS

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ISSN: 2177-4986
Editor Chefe: Giuliano Karpinski Moreira, Senac-RS, Brasil
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

APRIMORAMENTO DO PROCESSO COGNITIVO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM REDE

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Rafael Rodrigues
Autor Correspondente: Rafael Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: educação a distância, cognição, experimentação, interatividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo é apresentado um ambiente interativo e heurístico de aprendizagem para proporcionar uma educação a distância (EaD) progressiva com experimentos práticos de aprendizagem. A interatividade do ambiente é obtida pela combinação de artefatos tecnológicos, de forma a proporcionar diversas possibilidades de resposta do estudante aos estímulos e questões de aprendizagem. Embora a técnica seja perfeitamente aplicável a outras unidades curriculares, apresenta-se o exemplo de aprendizagem da Linguagem de Programação; este assunto atualmente suscita amplo interesse em diversas comunidades isoladas ou para pessoas com impedimentos especiais de locomoção. Comparando com a implementação de outros ambientes, pode-se verificar que o índice de desistência e desestímulo pode ser amplamente reduzido pela introdução de interatividade.

Resumo Inglês:

In this article an interactive and heuristic learning environment is presented to provide a progressive distance learning with practical learning experiments. The interactivity of the environment is obtained by the combination of technological devices in order to provide several possibilities of response of the student to the stimuli and learning subjects. Although the technique is perfectly applicable to other courses, the example presented is the learning of programming language; nowadays this subject raises wide interest in several isolated communities or for people with special locomotion impediments. Comparing with the implementation of other environments, it can be verified that the index of discontinuance and lack of stimulus can be widely reduced by the introduction of interactivity.* Professor mestre da Faculdade de Tecnologia, SENAC Pelotas, graduado em Ciên-cia da Computação pela Universidade Católica de Pelotas, UCPel, com mestrado na Faculdade de Tecnologia, UnB, na área de Gerên-cia de Projetos e Educação a Distân-cia. Possui mais de cinco anos de experiência na área de Tecnologia da Informação. Atu-almente, mantém relacionamento com diversas insti-tuições de ensino para o contínuo desenvolvimento dos processos de certificações, gerenciamento e metodologias de projetos.